Como preservar os eletrodomésticos e evitar gastos inesperados

Veja como pequenas ações podem ajudar a preservar os eletrodomésticos e evitar gastos surpresas com a assistência técnica.

Redação | 2 de Julho de 2018 às 18:00

Você arranca os cabelos quando tem que chamar o técnico para consertar sua geladeira? Você se desespera ao saber que vai ter que gastar uma grana para pagar a assistência técnica? Acontece que os eletrodomésticos desgastam com o tempo, pois algumas peças simplesmente param de funcionar. Isso acontece com todo mundo, não apenas com você. Por outro lado, abusos e negligências podem acelerar a rapidez com a qual os eletrodomésticos quebram e com isso gerar gastos com o qual você não contava. Por isso, veja aqui como preservar os eletrodomésticos e prolongar o seu tempo de uso, sem muitos sacrifícios, e evite gastos surpresas.

Máquinas de lavar roupa

Moedas ou objetos de metal esquecidos nos bolsos das roupas podem anunciar o fim da sua máquina. Como é um dos eletrodomésticos mais caros, o preço do conserto também fica salgadinho, sendo assim é bom evitar. Verifique sempre bem os bolsos antes de pôr as roupas na máquina. Outra dica importante é proteger a máquina da ação da chuva e do sol. Aliás, esta dica é valida para preservar os eletrodomésticos de todos os tipos.

Geladeiras e freezers

A peça mais cara da geladeira é o compressor, parte do sistema de refrigeração que vem lacrada e em geral protegida por uma garantia especial de cinco anos e que deve durar pelo menos o dobro disso. O conserto dos eletrodomésticos pode sair muito caro depois que a garantia expirar.

Se você tiver um animal de estimação, é bom sempre dar uma limpada na poeira e pelos que ficam presos nas serpentinas do condensador e das saídas de ar com um aspirador de pó e uma escova. Senão, o compressor vai trabalhar mais e ficará superaquecido.

Outra coisa que pode aliviar a vida do compressor, além de poupar energia, é manter sempre o congelador ou freezer cheio. Se não tiver comidinhas, vale até encher as prateleiras com garrafas de água e sacos de gelo.

Máquina de lavar louça

Se o cesto começar a enferrujar, você deve substituí-lo com urgência, senão os pratos ficarão manchados. Um cesto novo pode custar 25% do valor de uma máquina nova. Pese um e outro e veja qual é a melhor saída.

O carregamento incorreto dos eletrodomésticos e a não utilização de detergente adequado são os principais fatores para maus resultados na lavagem. Você também deve lavar à mão panelas, escorredores de macarrão e outras peças que tenham pontas afiadas. Não force objetos grandes ou de vidro num espaço pequeno.

Se você tiver mais dicas como essas ou já passou por situações assim, compartilhe com a gente!