Instagram shopping: veja como configurar e comece já a ganhar dinheiro!

Instagram Shopping é um recurso que permite que pequenas e grandes marcas vendam através da plataforma. Confira mais detalhes!

Yulli Dias | 7 de Outubro de 2020 às 15:00

grinvalds/iStock -

As redes sociais abriram um mundo de possibilidades para diversas marcas, desde as mais pequenas até as de grandes nomes. Influenciadores e lojas, além de ganharem mais visibilidade com perfis em diferentes apps, estão também apostando nas redes sociais na hora de vender produtos, como é o caso do Instagram Shopping.

Muitas marcas e influenciadores já utilizavam o Instagram como forma de mostrar seus produtos e até mesmo avisar de promoções. E agora, com o Instagram Shopping – recurso para a venda de produtos dentro da plataforma – não é necessário nem sair mais do app para comprar o look escolhido. 

Leia também: Comércio reabre mas vendas digitais continuam em alta 

Esse não é um recurso tão novo, pois já era viável fazer compras através dos Stories e do feed principal dentro do Instagram. O intuito, agora, é expandir por todos os meios, incluindo o IGTV e o Reels. Esse último, inclusive, ainda vai ser lançado globalmente. 

Imagina: em transmissões de lançamentos, por exemplo, pode ser possível comprar os produtos em primeira mão, a apenas um toque na tela, sem precisar sair do aplicativo. 

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso que permite que grandes e pequenas empresas, ou até mesmo criadores de conteúdo, coloquem fotos, ou vídeos, de seus produtos na plataforma com links diretos para a compra. 

Com a ajuda das ferramentas, como IGTV e Stories, por exemplo, é possível fazer a divulgação do conteúdo com tags que direcionem o consumidor diretamente ao produto clicado. 

Instagram Shopping já tem ícone que aparece no perfil das lojas. (Imagem: Instagram/Carmel Rio)

Inclusive, já é possível ver em alguns perfis o símbolo do Instagram Shopping no feed, que é a sacola de compras, como mostra a foto acima. 

Como ativar o Instagram Shopping?

Para ativar o Instagram Shopping é preciso ter alguns requisitos que a própria plataforma pede:

Se o seu perfil atende todas essas necessidades, então vamos para o passo a passo:

1. Conecte o Instagram ao Facebook

Para isso, é necessário que você tenha feito um catálogo de produtos dentro do Facebook, com descrição e valores que vão ser utilizados pelo Instagram. Lembrando que, o Facebook precisa ser da sua marca, ou loja. 

Assim que entrar no Facebook, é só clicar na aba “Loja”

Imagem: Facebook/Carmel Rio

Você vai precisar:

2. Aguarde aprovação do Instagram

O Instagram vai revisar o pedido, analisando os produtos que foram cadastrados no Facebook e se sua página se encaixa nos requisitos impostos.

O processo pode demorar um pouco, mas a plataforma irá te avisar se seu pedido de loja foi aceito, ou não. 

3. Caso seja aceito, comece a cadastrar os produtos no Instagram 

Tag de Produto vai aparecer logo abaixo das de Pessoais e Locais (Imagem: Reprodução/Yulli Dias)

A sua postagem ficará da seguinte forma:

Imagem: Instagram/Carmel

Para os stories, o processo é bem parecido: