Quer economizar energia? Fique de olhos nos selos dos aparelhos!

Gastar menos energia pode parecer uma tarefa difícil, mas alguns aparelhos que fazem uso inteligente da energia podem ajudar a economizar.

Douglas Ferreira | 12 de Agosto de 2020 às 18:00

george tsartsianidis/iStock -

Economizar energia mesmo durante o isolamento não é uma tarefa nada fácil. Mas você já observou quanto os seus aparelhos domésticos consomem de energia? Saiba que trocar aparelhos “gastões” por outros com maior eficiência energética pode ajudar na árdua tarefa de economizar energia.

Agências governamentais, fornecedores de energia e defensores do meio ambiente apoiam os programas de classificação de energia que ajudam os consumidores a tomar decisões mais eficientes quanto ao uso energético com o mínimo de aborrecimentos.

O que o selo informa?

No mercado brasileiro, os selos informam a eficiência energética dos produtos etiquetados que apresentam o melhor desempenho energético dentro de sua categoria. Os eletrodomésticos mais eficientes recebem o selo Procel. Já aos aparelhos a gás é conhecido o selo Conpet. Dessa forma, você só precisa saber onde procurar essas etiquetas.

Selo Procel

No Brasil, a maioria dos eletrodomésticos é vendida com um selo de classificação de energia. O selo Procel foi criado em 1993 e é o maior programa brasileiro de conservação de energia. A iniciativa, muito bem-sucedida, foi implantada em diversos outros países.

Leia o selo com atenção

Os selos de classificação de energia nos eletrodomésticos trazem duas informações: ele classifica a eficiência energética do aparelho em comparação com produtos semelhantes e fornece uma estimativa do consumo mensal de energia do aparelho.

Lembre-se de comparar produtos semelhantes

A classificação alfabética foi a forma estabelecida para medir a eficiência energética dos eletrodomésticos. Os aparelhos são categorizados da letra A à G, sendo a letra A representativa dos produtos mais eficientes e a letra G dos menos. Então, quanto mais próximo da letra A for a informação na etiqueta, maior a eficiência energética do produto. No entanto, é preciso ter em mente que você só conseguirá usar o sistema de classificação para comparar produtos semelhantes. Por exemplo, uma geladeira com selo C consome consideravelmente menos energia do que um ar-condicionado com selo A.

Use a informação de consumo mensal de energia para o cálculo dos custos de funcionamento. O painel mostra qual será o consumo provável do aparelho, em uso médio, durante o mês. Se você sabe quanto paga pela eletricidade, poderá calcular na hora os custos de funcionamento dos eletrodomésticos etiquetados. Assim, você pode decidir se vai investir num produto mais caro, mas mais eficiente.

As etiquetas de ar-condicionado exibem algumas diferenças. Uma delas se refere ao desempenho do aparelho quanto às funções de aquecimento, refrigeração e ciclo reverso. Além disso, as informações sobre eficiência energética são exibidas por hora, pois a variação do consumo depende do modo como o aparelho é instalado, da quantidade de pessoas no mesmo ambiente, do tamanho do cômodo, da incidência solar, do tempo de utilização etc. Também mostram a potência elétrica em quilowatts e a capacidade refrigeração em quilojoules e BTUs por hora.

Selo Conpet

O selo Conpet, criado em 1991, informa sobre a eficiência energética dos equipamentos a gás dentro da mesma categoria e é concedido aos produtos que alcançaram os menores índices de consumo de combustível. A certificação visa gerar economia de combustível e redução de emissões de gases doe feito estufa no uso de aparelhos domésticos e no transporte. Assim como nos aparelhos elétricos, os produtos etiquetados com o selo Conpet apresentam a eficiência energética de acordo com classificação alfabética.

Equipamentos eletrônicos nas férias

Se você quer eletrônicos com eficiência energética, procure pelo selo Energy Star. A certificação faz parte de um programa internacional desenvolvido em 1992 pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. O programa tem apoio de fabricantes, fornecedores e revendedores em diversos países. Infelizmente, o Brasil não é associado à iniciativa, porém, desde 2011, o Inmetro tem a responsabilidade de testar produtos qualificados pelo programa, demonstrando a credibilidade de um instituto brasileiro perante a comunidade internacional.

Escolha aparelhos com o selo Energy Star

Os produtos com este selo apresentam um consumo de energia cerca de 75% mais baixo no modo stand-by. Também são habilitados a entrar no modo de baixo consumo de energia automaticamente quando não estiverem sendo usados. O uso do selo Energy star não é obrigatório. Então, mesmo os aparelhos que não apresentam o selo podem ter atributos de economia de energia semelhantes. Se não vir a logomarca, pergunte ao vendedor sobre as funções que o aparelho possa ter para que você faça uma escolha mais embasada.

Talvez você já tenha equipamentos com atributos de economia de energia incorporados e eles estejam desativados. Procure no manual dos seus aparelhos e faça uso inteligente da energia!

Leia também: Casa inteligente: como a tecnologia vai mudar a sua vida na próxima década