Saiba como ter sua própria horta em casa

Direto da sua horta, colhidos na hora, hortaliças e temperos para refeições nutritivas, com pouco gasto e bastante economia na hora das compras no mercado.

Redação | 30 de Janeiro de 2019 às 09:00

nevarpp/iStock -

Para ter uma horta em casa não precisa de muita coisa, só dedicação. Ter hortaliças colhidas na hora, ricas em sabor e nutritivas é imensamente gratificante. Você pode plantá-las em quase qualquer, lugar no jardim ou em vasos. Canteiros suspensos, por exemplo, que reduzem a necessidade de cavar, são excelentes opções para se cultivar hortaliças.

Além disso, ter uma horta te ajudará a economizar nas compras de supermercados. O custo do transporte e do armazenamento, que acaba embutido no preço de mercado, você não precisará mais pagar. Veja como é mais simples do que você imagina.

Local

Um local ensolarado é fundamental, de preferência protegido do vento, que pode impedir o crescimento da planta. As hortaliças preferem um solo bem drenado, então você vai ter de acrescentar quantidades generosas de matéria orgânica se ele for de argila ou muito arenoso ou calcário. Acesso fácil a água também é essencial (veja como reutilizar a água da chuva para isso).

Recursos permanentes

Você precisará de uma ou duas composteiras um espaço para empilhar adubo ou outros materiais volumosos como folhas em decomposição, caminhos para ter acesso fácil e ferramentas de jardinagem. Em um jardim pequeno, prefira composteiras altas, para ocupar menos espaço no chão.

O que plantar

Comece com as hortaliças que você mais gosta de comer, e ajuste-as a seu espaço. Por serem verduras de crescimento rápido para saladas, espinafre e ervilhas de vagem são boas escolhas, para começar. Em um terreno pequeno, escolha vegetais que possam ser cultivados uns juntos dos outros como alfaces, feijões, alho e cebola. Plante em blocos em vez de fileiras. Espinafre e outras folhas verdes escuras são ótimas para incluir em saladas, veja essas ideias.

Como plantar

Divida o terreno aproximadamente em quatro partes e programe fazer um rodízio das plantações, para evitar a proliferação de pragas e doenças. A cada ano, alterne as posições dos quatro tipos principais de plantação: leguminosas (ervilhas e feijões), crucíferas (como brócolis e repolho), batatas e tubérculos e cebolas.

Quer saber mais informações sobre como ter uma linda horta em casa, então conheça esses 10 passos.