Dia da Árvore: data incentiva ações de preservação e reflorestamento

Conheça as ações que acontecerão no Dia da Árvore e como ajudar a proteger o meio ambiente e incentivar o reflorestamento.

Thaís Garcez | 21 de Setembro de 2020 às 12:00

Jan Huber/Unsplash -

Comemorado nacionalmente em 21 de setembro, o Dia da Árvore ganhou ainda mais relevância este ano, após os episódios recentes de queimadas na Amazônia e no Pantanal.

A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente para o equilíbrio do Planeta.

Assim, com o objetivo de difundir a ideia, várias cidades preparam atividades relacionadas ao tema.

O Dia da Árvore pelo Brasil

Fonte: Nastco/iStock

A adesão dos órgãos públicos e outras instituições às comemorações do Dia da Árvore é muito importante para que haja a conscientização da população. Por isso, vale a pena divulgar as iniciativas que acontecem pelo país.

Sorocaba (SP)

O Dia da Árvore será comemorado com uma programação extensa, durante toda a semana. Na segunda-feira, serão plantadas 15 árvores no Parque do Paço e 6 árvores de origem amazônica no Jardim Botânico.

Leia mais: dicas para preservar o meio ambiente

E de quarta a sexta, das 10h às 13h, serão doadas, pelo sistema drive-thru, no Paço Municipal, 800 mudas de ipê-branco, ipê-roxo-sete-folhas e aroeira-pimenteira. Mas cada pessoa só poderá levar até 3 mudas.

Brasília (DF)

Para celebrar a data, cerca de 3 mil profissionais das áreas de construção civil e jardinagem serão contemplados com bolsas para cursos de qualificação profissional. O evento acontecerá no Jardim Botânico a partir das 10h30.

Fonte: Madison Nickel/Unsplash

Além disso, acontecerá também ações de revitalização de equipamentos e espaços públicos do Distrito Federal.

Campos (RJ)

Hoje, a partir das 11h, no Ecoponto do Shopping Boulevard Campos, serão doadas 50 mudas de árvores frutíferas e ornamentais para quem for ao local. Hortaliças da horta comunitária também serão doadas.

Itajaí (SC)

A Prefeitura de Itajaí também usará o modelo de drive-thru para distribuir mudas e celebrar o Dia da Árvore. Portanto, quem estiver interessado deve ir ao Centreventos, das 9h às 17h, para receber as mudas.

Leia mais: Saibacomo evitar queimadas e proteger o Meio Ambiente.

Cada motorista poderá levar até 5 mudas. Serão mudas de: pitanga preta, guabiroba crespa, cereja do Rio Grande, grumixama, jabuticaba Olho de Boi, ingá cipó, palmito Juçara, palmeira Jerivá, jacarandá mimoso e ora pro nobis.

Montes Claros (MG)

Moradores de Montes Claros, em Minas Gerais, também terão a oportunidade de receber mudas de árvores. A ação acontecerá no estacionamento Norte do Montes Claros Shopping. Quem aparecer por lá também poderá ganhar adubo orgânico.

Presidente Prudente (SP)

A programação de comemoração pelo Dia da Árvore, em Presidente Prudente, será extensa. Dia 21, na parte da manhã, a população poderá receber mudam em um drive-thru no recuo na Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo.

Fonte: Veronica Gomez Ibarra/Unsplash

Nos outros dias, haverá plantios em diversos pontos da cidade. Já no sábado, haverá uma ação de recolhimento de óleo de cozinha usado, das 9h às 13h, na praça do Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

A preservação das florestas, da fauna e da flora, é um compromisso de todos. Por isso, ações de reflorestamento, por exemplo, precisam ser realizadas o ano todo. Então, mude hábitos, diminua sua pegada de carbono e proteja o planeta.