Dia da Árvore: data reacende debate sobre preservação

Comemorado em 21 de setembro, o Dia da Árvore ganhou ainda mais relevância este ano, após os episódios recentes de queimadas na Amazônia.

Douglas Ferreira | 19 de Setembro de 2022 às 13:30

GettyTim82/iStock -

Comemorado nacionalmente em 21 de setembro, o Dia da Árvore ganhou ainda mais relevância este ano, após os episódios recentes de queimadas na Amazônia.

A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente para o equilíbrio do Planeta.

Leia também: dicas para preservar o meio ambiente

A fim de difundir a ideia, várias cidades preparam atividades relacionadas ao tema.

O Dia da Árvore pelo Brasil

No município de Cotia, na Grande São Paulo, a prefeitura local promove o Dia da Árvore com plantios, exposições e palestras sobre Sustentabilidade.

Ainda em São Paulo, o município de Santa Bárbara d’Oeste difunde o tema com atividades de educação ambiental com alunos e professores da Rede Municipal de Ensino.

No Mato Grosso do Sul, o Sistema Fiems pretende fazer da data um marco histórico. Por isso, planeja distribuir mais de 5 mil mudas de ipês e espécies frutíferas em Campo Grande, Aparecida do Taboado, entre outros.

Confira: Como evitar as queimadas e proteger o meio ambiente

O município de Várzea Grande, no Mato Grosso, oferece palestras, peças de teatros e distribuição árvores nativas do cerrado como o Ipê de Jardim amarelo e roxo, e ipês normais.

Já no Rio, o município de Resende celebra o dia com atividades como concurso fotográfico, mutirões para retirada de pragas das árvores, palestras e plantio.

No Sul do País, a cidade de Criciúma realiza ações como plantio simbólico de mudas, exposições fotográficas, Feira da Agricultura Familiar, cinema educativo entre outras.

Em Minas Gerais, Catas Altas também dá o exemplo. Por isso, o município de pouco mais de 5 mil habitantes prepara peças teatrais, exposições fotográficas e mutirões para limpeza dos bairros próximos.

Para além do Dia da Árvore, a conscientização sobre a preservação é urgente, já que 90% dos focos de incêndio começam por razões humanas.

O desequilíbrio ambiental traz consequências por vezes irreparáveis. Preservar o meio ambiente é, portanto, papel de todos nós.