Capricórnio

Quem nasce com o sol no signo de Capricórnio pode se identificar com características como a persistência e a responsabilidade. Capricornianas e capricornianos típicos costumam ter metas bem definidas e noção dos seus limites. A relação próxima com o trabalho também pode ser bem presente.

Praticidade e maturidade podem ser características fortes em pessoas com o sol no signo de Capricórnio. Independentes, costumam fazer seu próprio caminho e não confiar muito em rotas traçadas por outras pessoas. Quem tem um acúmulo de planetas em Capricórnio pode ter um perfil workaholic, mas a carreira profissional é apenas um dos aspectos que chamam a atenção dos capricornianos.

A paciência tende a ser bem comum para os nativos desse signo que, desde muito cedo, aprendem que tudo na vida demanda tempo e dedicação. O sucesso é fruto de persistência, aprendizado e disciplina. Consciência de que regras existem e devem ser cumpridas também é típico do signo de Capricórnio. Mas atenção! O excesso de foco material pode contribuir para o desenvolvimento de posturas avarentas ou excessivamente ambiciosas. Uma dose extra de pessimismo também pode existir.

O símbolo do signo também faz referência ao animal misto. A representação da cabeça do bode junto com a cauda do peixe faz menção a terra, que molda a matéria, e a água, que faz todas limpezas necessárias.

A firmeza das patas, que conseguem alcançar grandes alturas sem titubear se associa a intuição, sensibilidade e sinuosidade simbolizadas pela cauda do peixe.

Unindo todos os seus atributos, o bode-peixe pode alcançar qualquer um dos seus objetivos, da profundeza dos oceanos ao topo das montanhas. Todo limite pode ser superado com dedicação e trabalho árduo.

O capricórnio, corpo de bode e rabo de peixe. Essa figura mitológica se relaciona com as ambivalências do signo de Capricórnio, que constrói seu caminho a partir do equilíbrio e da tensão dos opostos.