5 notícias inspiradoras para renovar a sua esperança

Pode parecer difícil encontrar notícias inspiradoras. Mas a verdade é que o mundo está repleto de pessoas buscando um mundo melhor. Veja!

Redação | 8 de Outubro de 2020 às 11:00

© Ferran Nadeu -

Pode parecer difícil encontrar notícias boas em tempos tão turbulentos quanto este que estamos vivendo agora. Mas, a verdade é que o mundo está repleto de pessoas fazendo coisas boas todos os dias. Confira abaixo 5 notícias que provam que estamos falando a verdade!


A arte da conversa continua viva

SOCIEDADE

Em Barcelona, diante do Arco do Triunfo, Adrià Ballester, de 26 anos (foto destaque), monta duas cadeiras dobráveis e uma placa com letras grandes que diz: “Conversas gratuitas!”

Qualquer um é bem-vindo para sentar-se e conversar com ele sobre o que quiser em espanhol, inglês ou catalão. “A ideia é falar livremente por algum tempo”, diz o escritor e contador de histórias. “A arte de conversar se perdeu”, concorda um jovem italiano, estudante de psicologia, entre os visitantes do dia.

“Vivemos num mundo em que é mais fácil mandar uma mensagem a alguém de outro país do que dar bom-dia aos vizinhos”, diz Ballester, que usa o Facebook (Free Conversations Movement) e o Instagram (@freeconversations) para promover seu projeto. Ele publica fotos suas e dos interlocutores, com suas reflexões e revelações às vezes espantosas.

“Ouço histórias boas e positivas e outras muito duras. Muita gente conta um episódio complicado da vida, talvez a perda de um amor ou de um emprego. Há um pouco de tudo”, conta ele. Uma lituana septuagenária falou até dos anos que passou num campo de concentração russo.

Durante a crise do coronavírus, Ballester levou a conversa para a internet e criou o site randompenpals.com, que convida os usuários a “conquistar em dez segundos um amigo para trocar cartas na quarentena”. Ele planeja publicar um manifesto e espalhar sua iniciativa para outras grandes cidades do mundo.


Noruegueses rumo ao futuro

TRANSPORTES

Os noruegueses estão bem à frente do restante da Europa na troca dos combustíveis fósseis por veículos elétricos: o país tem o mais alto número desses veículos per capita no mundo.

Para cada mil noruegueses, são 55 carros elétricos nas ruas. Os Países Baixos, com mais de um quarto dos pontos de carregamento da Europa, fica em segundo lugar, com apenas 8,4 veículos elétricos por mil habitantes. O Reino Unido é o terceiro, com 3,2, seguido pela França, com 3,1, e a Alemanha, com 2,4 veículos elétricos por mil habitantes.

A redução dos impostos sobre veículos elétricos e incentivos como a isenção de pedágio estimularam o crescimento da Noruega. “Economizamos bastante com um carro elétrico”, diz Christina Bu, da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos.

Espera-se que esses automóveis ocupem uma fatia de 55% a 60% do mercado de carros novos este ano, e a Noruega parece decidida a cumprir a meta de eliminar até 2025 a venda de todos os carros e veículos comerciais leves movidos a combustível fóssil.

Quase toda a energia doméstica da Noruega vem de hidrelétricas, e a troca pelo veículo elétrico é uma opção muito mais verde do que em países cuja eletricidade ainda vem de fontes fósseis.


Enzima mutante revoluciona a reciclagem

PLÁSTICO

Os cientistas criaram uma enzima capaz de, em questão de horas, decompor para reciclagem garrafas plásticas usadas. Elaborada a partir de bactérias encontradas em composto de folhas, a enzima reduz garrafas PET a seus componentes químicos, empregados então para fazer garrafas novas de alta qualidade.

As tecnologias de reciclagem existentes produzem plástico adequado apenas para roupas e tapetes. A Carbios, a nova empresa francesa por trás da descoberta, pretende reciclar em escala industrial dentro de cinco anos. “Esse é um importante passo na verdadeira reciclagem circular do PET”, diz o professor John McGeehan, diretor do Centro de Inovação Enzimática do Reino Unido.


Abelhas de Notre-Dame zumbindo na crise

INSETOS

Em Paris, no ano passado, quando o fogo devastou a catedral de Notre Dame, muitos acharam que as três colônias de abelhas que viviam no teto da sacristia tinham perecido. Mas, contra todas as probabilidades, as abelhas sobreviveram ao incêndio e continuaram a prosperar durante o isolamento do coronavírus.

“Não há nada de errado com elas”, explica a apicultora Sibyle Moulin, que cuida de cerca de 30 mil a 45 mil insetos nas três colmeias. “O comportamento das colônias está normal.”

As colmeias ficam 30 metros abaixo do telhado principal da catedral e não foram tocadas pelas chamas. “Continua um mistério”, diz Moulin. “Toda aquela fumaça, calor, água…” Ela continuou visitando as abelhas durante a crise do coronavírus. Enquanto os seres humanos se estressavam com a Covid-19, Moulin disse que as abelhas estavam “totalmente despreocupadas”.


Marinheiro enfrenta as ondas para salvar tripulação

HERÓIS

Kirsty O’Connor-WPAPool/Getty Images 

O HMS Argyll ia para Plymouth, depois de passar nove meses na região asiática do Pacífico, quando recebeu um pedido de socorro. O Grande America, navio mercante de 28 mil toneladas, estava em chamas, cuspindo fumaça tóxica na Baía de Biscaia, a 240 km do litoral francês. A tripulação abandonara o navio, mas o motor do barco salva-vidas foi danificado ao cair na água.

O marinheiro David Groves, do Argyll (foto), entrou em ação para combater as “piores condições” que já encontrou. Em ondas noturnas de uns 6 metros, altas como paredes, Groves usou um pequeno barco para “empurrar” o salva-vidas por quase um quilômetro até o HMS Argyll.  Depois de quatro horas exaustivas, ele salvou todos os 27 tripulantes, alguns sofrendo com a inalação de fumaça. “Em minha cabeça, a coisa toda durou segundos, embora terminasse às quatro da manhã”, disse Groves mais tarde. No Reino Unido, ele recebeu a Medalha de Bravura da Rainha pela façanha.

COMPILADO POR JAMES HADLEY

FONTES: (SOCIEDADE) EL PAIS. (TRANSPORTES) EURONEWS/THE LOCAL, NORUEGA. (PLÁSTICO) THE GUARDIAN. (INSETOS) THE GUARDIAN. (HERÓIS) BBC