“A cura vem das relações”, diz Alanis Morissette sobre depressão pós-parto

Alanis Morissette falou em um programa de auditório sobre sua experiência com depressão pós-parto após o nascimento de seus filhos

Louise Cyrillo | 15 de Setembro de 2020 às 14:00

créditos: ilkercekic/iStock -

A cantora Alanis Morissette contou ter sofrido de depressão pós-parto em suas gestações, ao participar do programa Altas Horas (Globo) deste sábado (12). De antemão, a artista esclareceu que o momento delicado foi fundamental para que ela fizesse descobertas sobre si mesma.

créditos: Jelena Stanojkovic/iStock

“Percebi que a cura vem das relações. Eu tentava me esconder em um estúdio e escrever sobre tudo o que estava acontecendo na minha vida para não ter que lidar com as pessoas. Por mais que eu tentasse, isso não funcionava. Então, meu objetivo, durante os últimos dez anos, foi usar a coragem que precisava para escrever estas canções nas minhas relações”, disse a artista ao explicar os acontecimentos de sua vida na última década, que influenciaram também seu trabalho.

Nova fase

Morissette, que ganhou sete Grammys e vendeu mais de 75 milhões de cópias de seus álbuns no mundo, falou sobre seu novo CD, Such Pretty Forks in The Road, o primeiro desde 2012. A cantora falou também sobre as recordações que tem do Brasil. “Eu sempre amei o Brasil. Não vejo a hora de voltar.”

Após um ano de relacionamento, a canadense se casou com o rapper americano Mario Treadway, conhecido como MC Souleye, em maio de 2010. No mesmo ano ela deu à luz o primeiro filho do casal, Ever. Em 2016, eles tiveram uma menina, Onyx, e em 2019 nasceu Winter Mercy.

créditos: Kittiya/iStock

O que é a depressão pós-parto?

A depressão pós parto é um distúrbio que atinge cerca de 25% das mães brasileiras, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz. É caracterizado pela dificuldade de formar laços com a criança e até incapacidade de cuidar dela.

Contudo, não deve ser confundida com a tristeza materna, condição também comum e relacionada à baixa hormonal que ocorre de três a cinco dias após o parto.

Pode ter uma miríade de razões, desde episódios prévios de depressão e predisposição genética à falta de apoio do parceiro e da família. Apesar de ser uma doença bastante estigmatizada e pela qual as pessoas têm pouca empatia, compreensão e apoio são essenciais para pessoas que estão nessa situação.

Veja também: Entenda o que é depressão pós-parto

Atenção: Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.