Não deixe que o estresse do trabalho destrua seu casamento

Descubra quais são as formas de encarar o estresse do trabalho que podem estar prejudicando o seu casamento e dificultando a vida em casal.

Douglas Ferreira | 16 de Outubro de 2020 às 19:00

mofles/iStock -

O estresse provocado pelo trabalho e outros fatores durante a pandemia exige estratégias que nos ajudem a atravessar este momento difícil. Mas, às vezes, quando o estresse faz parte da rotina, o casamento pode ser prejudicado. É o que afirmam Wayne e Mary Sotile, especialistas em relacionamento.

Veja as formas de encarar o estresse que podem prejudicar o casamento e comece a evitá-las:

1. Você se anestesia

Só pensa em trabalho e em prazos, ignorando os apelos contrários da mente, do corpo e do espírito. Esse entorpecimento funciona numa emergência, mas, quando se torna padrão, todo o resto da vida sofre, pois você deixa de ser vulnerável e de agir com empatia, distanciando-se das próprias emoções.

2. Você aumenta a carga de trabalho

A capacidade de trabalhar com afinco é uma qualidade no ambiente profissional, mas pode tornar você uma pessoa exigente e ranzinza em casa, provocando raiva, mágoa e tensão.

3. Você adota uma postura agressiva

Quem entra numa competição é obrigado a grandes feitos. Mas as suas constantes “vitórias” nas conversas em casa podem dar a impressão de que o outro está sempre “perdendo”.

4. Você só enxerga as suas necessidades

O estresse causa uma visão do tipo “túnel”. Cada um se concentra no essencial: as tarefas do trabalho e o que é preciso para cumpri-las. Ao mesmo tempo, ignora praticamente todo o resto. Eis aí uma garantia de impopularidade em casa.

5. Você se torna “o cara”

Um(a) administrador(a) eficiente obtém ótimos resultados – no trabalho. Mas um bom casamento não é uma relação patrão empregado. Um bom casamento se baseia no poder compartilhado.

6. Você assume tarefas múltiplas

Sim, fazer duas, três ou quatro coisas ao mesmo tempo é sinal de eficiência. Mas pode aumentar o seu nível de estresse (e prejudicar a memória recente, segundo pesquisas). Se fizer isso em casa, vai causar no parceiro a impressão de que você não acha que ele ou ela mereça a sua atenção exclusiva.

Leia também: Os riscos de ser multitarefa num mundo obcecado pela produtividade

Bom, os pontos abordados acima são questões que podem levar a grandes problemas em um casamento. Se você se reconheceu em algum dos pontos citados, comece imediatamente a trabalhar nele a fim de evitá-lo. Afinal, a felicidade no casamento é algo que tem que ser conquistado diariamente.