Ikigai: descubra como encontrar o seu propósito de vida

Com a ajuda de algumas perguntas estratégicas é possível saber o que pode te traz alegria e motivação. Conheça a filosofia de vida japonesa, o Ikigai!

Thaís Garcez | 16 de Abril de 2020 às 12:00

Ridofranz/iStock -

Você já pensou no que te motiva a acordar todos os dias de manhã? Será que essa rotina te faz feliz? No Japão, os moradores de Okinawa, uma ilha ao sul do arquipélago, já têm a resposta para esse desafio: o Ikigai. Essa filosofia de vida tem sido a grande motivação para uma vida longeva e feliz. Ao identificar os pontos mais importantes para cada um, eles conseguem descobrir o seu próprio Ikigai, ou seja, o seu propósito. Veja como encontrar o seu!

O que é o Ikigai?

Essa pequena palavra carrega muito significado. Iki quer dizer vida, gai, valor. Assim, reúne em seis letras tudo aquilo que te proporciona o prazer de viver. Mas, para obter esse impulso diário, é preciso fazer um exercício de autoconhecimento. É preciso buscar dentro de si os desejos, identificar os dons e ser sincero com suas expectativas.

Como em todo processo de autoconhecimento é preciso paciência e sinceridade. Desse modo será possível responder os questionamentos que esse exercício propõe e encontrar o seu Ikigai.

Saiba como os dinamarqueses encontram a felicidade seguindo a filosofia Hygge!

Como aplicar?

Para identificar o propósito de vida de cada um no mundo é preciso responder algumas questões. São elas:

  1. O que você ama? Liste tudo aquilo que você ama, quanto maior a lista, melhor. Não deixe nada de fora, pode ser objetos, atividades, pessoas…
  2. No que você é bom? Coloque no papel tudo aquilo que você considera que faz muito bem. Se você é muito bom na cozinha, acrescente esse talento. Se tem o dom da jardinagem, inclua também. Não deixe nenhum talento de fora.
  3. O que você pode ser pago para fazer? Analise as duas listas anteriores e tente identificar onde o seu potencial pode ser desenvolvido e gerar ganho financeiro para você. Seja criativo!
  4. O mundo precisa de que? Em qual âmbito você considera que o mundo está mais carente e que você pode ajudar a mudar essa realidade. Pode ser criando algo inovador ou oferecendo algum serviço, por exemplo. Faça essa análise.
Imagem: marekuliasz/iStock

Respondendo a essas perguntas você conseguirá encontrar sua paixão, profissão, vocação e missão; ou seja, os quatro principais pilares da vida. E a intercessão desses pilares é o tão desejado Ikigai! Mas, vale dizer que o Ikigai não precisa ser necessariamente uma profissão, pode ser um hobby, por exemplo. Então, não perca tempo, faça esse exercício e encontre a sua razão de viver.

Uma vida sem estresse e saudável é tudo o que a filosofia de vida sueca, Lagom, pode proporcionar. Conheça e veja como por em prática.

Seu Ikigai pode mudar

A beleza da vida são as mudanças que ela nos traz. Por isso, o Ikigai também pode mudar com o passar do tempo. Se hoje você descobriu um objetivo de vida, o que te motiva a correr atrás dos seus objetivos, talvez, daqui alguns anos, você perceba que suas motivações mudaram. Então, não hesite em responder novamente às perguntas e encontrar o seu novo Ikigai. O importante é viver bem e feliz!

Thaís Garcez