O homem que cria flores a partir do lixo e outras notícias

Pode parecer difícil encontrar notícias boas em tempos turbulentos, mas a verdade é que o mundo está repleto de coisas boas.

Douglas Ferreira | 2 de Agosto de 2020 às 12:00

© WILLIAM AMOR–LES CRÉATIONS MESSAGÈRES -

Pode parecer difícil encontrar notícias boas em tempos tão turbulentos quanto este no qual estamos vivendo agora, mas a verdade é que o mundo está repleto de pessoas fazendo coisas boas. Agora, depende de você compartilhar as boas-novas e montar uma rede de esperança e positividade!


ARTE

Beleza feita do lixo

O francês William Amor transforma resíduos em flores delicadas. É assim que garrafas, sacolas e redes de pesca jogadas fora se tornam obras de arte e objetos de decoração encantadores. “Alguns dias Paris parece uma lixeira”, explica Amor. “Acho terrível o fato de determinados materiais serem usados uma única vez.” Assim, ele coleta esse material descartado para criar coisas bonitas.

“Comecei a pensar quais materiais poluem o meio ambiente e ficam espalhados por toda parte”, conta o artista. “Então comecei com pontas de cigarro”. Ele as limpa, depois as tinge e as transforma, por exemplo, nas pequenas flores amarelas de uma mimosa.

Amor emprega várias pessoas com deficiência em seu estúdio parisiense. Decoração para sessões de fotos e galerias, bem como objetos de arte para empresas, são criados ali. Em colaboração com um fabricante de perfume, Amor e sua equipe produziram papoulas a partir de velhos sacos plásticos. Depois a empresa doou mais da metade do que obteve com a venda das flores para um projeto social.


MEDICINA

Medicamentos a partir de plantas de tabaco

No mundo todo, empresas farmacêuticas e cientistas estão trabalhando febrilmente no desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2. Além do esforço para provar eficácia e segurança por meio de estudos clínicos, os desenvolvedores também enfrentam o enorme desafio de produzir rapidamente milhões de doses de vacina.

Até agora a indústria farmacêutica produziu vacinas contra gripe em sistemas bacterianos ou animais, o que geralmente leva muito tempo. Mas logo as vacinas poderão também crescer em plantas de tabaco – e com rapidez. Isso porque, na Holanda, Julia Jansing, pesquisadora no Instituto Aachen-Maastricht de materiais de base biológica, mudou o genoma do tabaco para que os anticorpos produzidos nas plantas sejam mais semelhantes aos humanos e, portanto, mais eficazes e seguros. Um quilo de folhas de tabaco pode produzir vários gramas de um medicamento no prazo de alguns dias.


TRANSPORTE

Transporte público gratuito em Luxemburgo

© PICTURE ALLIANCE/DPA HARALD TITTEL

O grão-ducado é o primeiro país do mundo a permitir que seus cidadãos usem o transporte público gratuitamente. Este é o primeiro passo de uma extensa mudança no trânsito, pois Luxemburgo sofre particularmente com engarrafamentos nas ruas: cerca de 200 mil passageiros viajam diariamente da Alemanha, França e Bélgica para o país, que tem cerca de 620 mil habitantes.

O serviço custa ao Estado cerca de 41 milhões de euros por ano. “Além da questão do preço, outros três fatores desempenham um papel fundamental”, explica Benny Mantin, professor de logística da Universidade de Luxemburgo. “O timing, a conveniência e a qualidade dos veículos usados.” Os ônibus e os trens precisam transmitir uma sensação de liberdade semelhante à do automóvel para fazer com que o maior número possível de pessoas os utilize.


SOCIEDADE

De gerente a ativista em prol dos devedores

Radek Hábl trabalhava para uma multinacional na República Tcheca quando uma amiga lhe pediu dinheiro emprestado. Hábl decidiu ajudá-la examinando de perto sua situação financeira. E descobriu que a amiga devia a 32 credores diferentes. “Ela havia perdido completamente o controle das contas”, diz Hábl.

Ele então começou a coletar dados de devedores de todo o país. As cerca de um milhão de execuções hipotecárias levou Hábl a deixar o emprego e fundar uma organização sem fins lucrativos de ajuda aos devedores. Seu envolvimento fez com que a indústria de empréstimos em grande parte não regulamentada na República Tcheca passasse a ser monitorada mais de perto e fosse promulgada uma lei que permite a declaração de falência de pessoas físicas.


SAÚDE

Projeto ajuda artistas com depressão

A iniciativa espanhola Dexpresionismo apoia pessoas que sofrem de depressão e se dedicam à pintura, à escultura ou à escrita. Para muitas delas, a arte serve como uma válvula de escape para seus sentimentos e geralmente tem um efeito terapêutico. A Dexpresionismo organiza oficinas e exposições para elas.

O ilustrador Ricardo Cavolo foi um dos primeiros escolhidos para embaixador do projeto. “Eu me identifico com a iniciativa por duas razões: porque sou artista e porque vivi uma fase depressiva há alguns anos”, diz ele.


HERÓIS

Ciclista leva medicina a aposentados

© picture alliance/AP Photo/Luca Bruno

A Lombardia, no norte da Itália, foi uma das regiões europeias afetadas precoce e seriamente pela pandemia da Covid-19. O ciclista profissional Davide Martinelli ficou impedido de trabalhar por um longo período, mas se recusou a ficar parado em casa. Ele ia diariamente de sua cidade natal, Lodetto, onde não há farmácia ou supermercado, até Rovato, onde comprava remédios. Então os levava a aposentados e outras pessoas carentes em Lodetto. “Claro, corri o risco de ser infectado. Mas, se você decide fazer algo, é melhor fazê-lo sem pensar muito no lado negativo”, explica Martinelli.


FONTES: (ARTE) ZDF – HEUTE IN EUROPE; (MEDICINA) HEISE.DE; (TRANSPORTE) DEUTSCHLANDFUNK; (SOCIEDADE) EURONEWS.COM; (SAÚDE) EL PAIS; (CICLISTA) AP NOVO