Recupere o seu equilíbrio emocional

Se você percebe que sua qualidade de vida é relativamente alta, é provável que tenha alcançado o seu equilíbrio emocional.

Julia Monsores | 4 de Janeiro de 2020 às 20:00

Chinnapong/iStock -

Se você percebe que sua qualidade de vida é relativamente alta, é provável que tenha alcançado um meio-termo entre o que precisa fazer e o que gosta de fazer, e entre o seu papel como indivíduo e como parte de uma comunidade mais ampla. Se, por outro lado, você está estressado, talvez você precise recuperar o seu equilíbrio emocional.

Faça uma pausa

Aprenda a usar o poder da meditação a seu favor.

Todos temos necessidades diferentes. Alguns progridem num ritmo acelerado e outros precisam de calma –, mas todos precisamos de tempo para respirar e recuperar nosso equilíbrio emocional.

Se necessário, reserve tempo para você mesmo na forma de compromissos diários, e trate-os com a mesma seriedade com que trata os compromissos de trabalho.

Evite o excesso de compromissos aprendendo a dizer não, tanto para você quanto para outras pessoas. Assumir muitas obrigações, tanto no trabalho quando na vida familiar, pode gerar um colapso na saúde e em seu equilíbrio emocional.

Se você tem um trabalho de caráter analítico, como Contabilidade ou Direito, tente passar um tempo exercitando seu lado criativo. Não precisa ser pintando ou tocando um instrumento musical. A jardinagem, a culinária e a marcenaria também envolvem a imaginação.

Caso esteja sob uma pressão que não possa controlar, proporcione a si mesmo alguns prazeres. Um almoço com um amigo, uma massagem aromaterápica ou um frasco do seu perfume favorito pode ajudar a aliviar o estresse.

Além disso, tenha o hábito de se premiar quando conseguir algo. É importante reconhecer as próprias conquistas, por menores que sejam.

Outra boa opção para se dar uma pausa é dispor de algum tempo para a meditação. É possível meditar em casa em até 20 minutos, e isso pode representar um oásis de tranquilidade, para o qual você poderá escapar se tudo o mais for agitado em sua vida.

Gerenciamento de tempo

Aprenda a gerenciar o seu tempo – e, consequentemente, aprenderá a gerenciar sua vida.

Ter o domínio das coisas em vez de deixar que elas o dominem é um jeito de evitar o estresse de precisar correr para viver a vida. Ter domínio do tempo é ter domínio da situação.

Por isso, conserte as coisas logo que comecem a funcionar mal – não deixe a desordem se acumular! Além disso, recoloque os objetos no lugar logo que terminar de usá-los e doe o que não usa por um longo tempo para obras de caridade.

Você também pode adotar técnicas de otimização de tempo, como a técnica pomodoro, ou baixar aplicativos que ajudem a aumentar a produtividade e organização.

Gerenciamento de espaço

Organize seu ambiente de trabalho.

Procure arrumar sua área de trabalho ou hobby ao terminar de usá-la no dia. Não só fica mais fácil encontrar tudo no dia seguinte, como você se sentirá melhor voltando a um lugar organizado.

Para isso, reponha os suprimentos em casa e no escritório antes que acabem. Dessa forma você não precisará fazer compras num momento inoportuno.

Além disso, sempre que retirar algo de uma pasta no escritório, gaste alguns minutos pondo em ordem os outros papéis antes de recolocar a pasta na gaveta. Essa é uma maneira tranquila de reorganizar seu sistema de arquivos.

Mantenha o interesse

Busque a produtividade. Mas sem excessos!

A letargia é ruim para a saúde mental e pode ter um impacto adverso na saúde física. Por isso, sempre crie para si mesmo o desafio de aprender algo novo. Nada é mais instigante que o domínio de uma técnica desconhecida.

Amplie seus horizontes a cada dia. Tente exercer uma atividade nova ou visite algum lugar em que nunca esteve antes. Até mesmo encontrar formas de melhorar e aperfeiçoar tarefas cotidianas pode ser um desafio prazeroso.

Procure fazer cursos à noite. Cursos de idiomas, pintura, dança, fotografia. Evite, também, a televisão. Esta pode ser um complemento fascinante do mundo real, mas não pode ocupar o seu lugar. Se você assiste à televisão em excesso, tente ser mais seletivo e passar menos tempo diante da tela. Procure fazer algo diferente e mais interessante.

Confira mais dicas para ter equilíbrio emocional em nossa seção de inspiração!