Tenha coragem para enfrentar mudanças

Muitas vezes deixamos de lado nossos impulsos por puro medo da mudança. Mas tenha coragem para as mudanças e acredite no seu potencial.

Douglas Ferreira | 28 de Setembro de 2020 às 14:00

phototechno/iStock -

Mudanças são sempre um desafio em nossa vida. Isso porque, muitas vezes, englobam uma gama muito maior de questões do que podemos identificar em um primeiro momento.

Como diria Nietzsche, o ser humano não está preparado para lidar com a incerteza

Todos os esforços do mundo moderno, e mesmo os que fazemos em nossas vidas particulares, estão voltados para a criação de uma vida estável, em que tudo possa ser mensurado, programado e previsto. As consequências sem causa, e os resultados futuros que diferem dos planejamentos presentes trazem um enorme desconforto ao indivíduo que se pressupõe racional.

Por isso, temos uma dificuldade enorme em mudar nossas vidas, carreiras, relacionamentos ou qualquer outra coisa. A mudança traz incertezas, e as incertezas trazem inseguranças, e as inseguranças por sua vez trazem ansiedades. Dessa forma, muitas vezes deixamos de lado nossos impulsos em nome da prudência e da estabilidade.

Mas cá entre nós, é impossível resistir às mudanças. Como cantaria o roqueiro Lulu Santos:

“Tudo muda o tempo todo no mundo”

A natureza e a vida são efêmeras. Não há mal que não se acabe, nem bem que dure eternamente. Por isso, se a mosquinha da mudança pousar em seu ombro e lhe sussurrar ao ouvido, dê um pouco de atenção a ela. Ela geralmente surge junto com a insatisfação, mas muitas vezes é golpeada pelo “mata-moscas” do medo.

Imagem: m-imagephotography/iStock

Poucas coisas na vida são tão ruins quanto fazer algo de que não gostamos em um lugar que não queremos. Mudar requer coragem para enfrentar grandes desafios, nos traz algumas frustrações e provoca uma certa dose de pessimismo nos que estão ao redor. Em muitos momentos só nos restará nossa determinação. Uma coisa, no entanto, é certa: quando todo o processo de mudança termina e nos vemos em uma nova realidade – mesmo que ela não seja tudo aquilo que esperávamos –, temos a reafirmação do quanto somos capazes. Capazes para enfrentar nossos desafios e tomar as rédeas da nossa vida. Apenas ficar esperando que o destino aja não é a solução. Podemos terminar perdidos quando ele finalmente se abater sobre nós.

Coragem, então! Confie no seu potencial e nos seus instintos. Lembre-se de que amanhã você terá a chance de fazer outras mudanças.