Você tem dificuldade em ser elogiado? Veja dicas que vão ajudá-lo!

Saber como aceitar um elogio pode fazer muito bem para a sua autoestima e para a sua relação com os seus amigos, colegas e familiares.

Douglas Ferreira | 27 de Outubro de 2020 às 14:00

nortonrsx/iStock -

Muitas pessoas têm dificuldade em fazer e, principalmente, receber elogios. Seja por não saber o que dizer, vergonha ou por achar que não merece o elogio. Se você se enquadra nesse grupo de pessoas com dificuldade de lidar com comentários bons a seu respeito, as dicas abaixo podem ajudá-lo.

A dificuldade em aceitar elogios

Quando se pergunta, quase todo mundo diz que a melhor resposta para um elogio é “Muito obrigado”. Mas, quando realmente recebe o elogio, somente um terço das pessoas o aceita de maneira simples e tranquila, como verificou o linguista Robert Herbert, da Universidade Binghamton, em Binghamton, no estado americano de Nova York.

A dificuldade é que todo elogio tem dois níveis: uma dádiva (aceite ou rejeite) e um conteúdo (concorde ou discorde). O destinatário fica diante do dilema de responder aos dois ao mesmo tempo: “Tenho de concordar com quem fala, agradecer-lhe a dádiva do elogio e, ao mesmo tempo, não me autoelogiar.”

Ao contrário do que se pensa, não há um gênero que tenha maior dificuldade em aceitar elogios. O sexo de quem elogia é o que mais influencia a resposta.

Pesquisas apontam que tanto homens quanto mulheres têm mais probabilidade de aceitar elogios vindos de homens do que de mulheres. Quando um homem diz: “Que lindo cachecol!”, é mais provável que a mulher reaja afirmativamente: “Obrigada. Minha irmã que fez.” 

Mas quando uma mulher diz a outra: “Que lindo casaco!”, a destinatária tem maior probabilidade de fazer objeções ou rechaçar o elogio: “Estava em promoção e nem tinha a cor que eu queria.” 

Uma resposta dessas, que pretende fazer a elogiadora pensar que a elogiada não é orgulhosa demais, só faz a que elogiou se sentir invalidada. É melhor fazer um comentário pertinente e relacionado (“Obrigada. Também é meu favorito.”). 

E nada supera dar um sorriso, olhar nos olhos de quem elogiou e dizer: “Muito obrigada.” 

6 passos simples para aceitar um elogio sem parecer arrogante

1. Agradeça

Mesmo que não concorde com o elogio ou que tenha motivos para acreditar que ele não é sincero, a melhor maneira de lidar é agradecendo.

2. Expresse a sua gratidão pelo elogio

É importante demonstrar-se grato. Afinal, a pessoa separou um pequeno momento da vida dela para dizer algo bom sobre você. Uma boa forma de responder é dizer: “Quanta gentileza. Muito obrigado!”.

3. Não tome crédito por aquilo que não fez

Caso alguém elogio algo pelo qual você não tem responsabilidade ou que foi feito em colaboração com outras pessoas, é importante dar os créditos a todos os envolvidos. As dicas 1 e 2 continuam valendo, mas vale a pena acrescentar que você não merece todo o crédito. Uma boa forma de responder é dizer: “Ficamos felizes que tenha gostado. Eu e Maria nos dedicamos muito. Obrigado!”

4. Evite refutar elogios

Muitas vezes temos a tendência a responder a um elogio dizendo que não foi nada ou se depreciando. Embora, isso possa parecer uma tentativa de soar humilde, na verdade o outro pode se sentir mal. Ele pode achar que você não leva a opinião dele em conta ou acreditar que você o está rejeitando

5. Procure se ver como as outras pessoas o enxergam

Algumas pessoas tem dificuldade em receber elogios por terem problemas de autoestima. Se esse for o seu caso, procure tentar olhar para você mesmo com outros olhos. Leve em conta as coisas positivas que as pessoas dizem sobre você. Afinal, não há porque elas mentirem sobre isso.

6. Retribua o elogio quando tiver a chance

Você não precisa ser falso, mas elogiar outras pessoas pode ser uma forma muito bacana de criar uma rede positiva.