Yogaterapia: conheça os benefícios dessa terapia alternativa

Saiba mais sobre a Yogaterapia e conheça a prática que combina técnicas do yoga e atua na cura de diversas doenças.

Felippe Spinetti | 26 de Setembro de 2020 às 09:00

fiskes/iStock -

A palavra Yoga tem origem do antigo idioma sânscrito e significa “união”, remetendo-se à união com a nossa verdadeira essência. A yogaterapia surge da combinação de princípios e práticas do yoga milenar com um estilo de vida saudável.

Estilo de vida e terapia para uma vida melhor

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão tornou-se a doença mais incapacitante do mundo, atingindo mais de 300 milhões de pessoas. Na América Latina, o Brasil é país com o maior índice da doença.

Leia também: 5 canais de ioga para iniciantes no Youtube

Além da depressão, também crescem as doenças derivadas do estresse, as doenças cardíacas e as dores crônicas. A razão disso é o estilo de vida com ritmo extremamente acelerado e conectado 24 horas por dia no qual estamos submetidos. Estamos sempre sendo incentivados a consumir, acumular e atingir padrões muitas vezes inalcançáveis.

Este estilo de vida destrutivo vai aos poucos adoecendo muitos de nós de forma física e mental. São mais afetado aqueles que não podem arcar com tratamentos de saúde e práticas de bem estar com custos elevados.

O foco, na proposta da yogaterapia, é mudança de hábitos a fim de se adequar a um estilo de vida mais simples, natural e consequentemente feliz.

Quais as vantagens da Yogaterapia? 

Imagem: Daisy-Daisy/iStock

A yogaterapia funciona tanto como um tratamento quanto como um estilo de vida, através de práticas simples e acessíveis. Seus efeitos são comprovados no tratamento e na prevenção de doenças.

SegundoKimberly Searl, mestra em Ciências em Yogaterapia pelo John Hopkins Hospital, a yogaterapia é um tratamento de baixo impacto, baixo custo, cientificamente testado e que pode eliminar, inclusive, sintomas de doenças crônicas.

A prática da yogaterapia se mostra eficaz no tratamento e na prevenção de doenças cada vez mais comuns, como como a ansiedade, a depressão, os distúrbios alimentares, a pressão alta, além de auxiliar na redução de danos causados pelo tabagismo e o alcoolismo.

Baseada nos princípios do antigo sistema de yoga indiano, a yogaterapia consiste na aplicação de práticas físicas e mentais que estimulam a capacidade de autocura do nosso organismo, de maneira completamente natural e sem contra-indicações a partir da adoção de um estilo de vida mais saudável. 

Por que a yogaterapia? 

Por ser um tratamento de caráter holístico e generalista que atua em todas as dimensões humanas, o objetivo da yogaterapia é atuar em diversas frentes, tendo em vista o treinamento e a construção da autonomia para o autocuidado. 

A yogaterapia enxerga o humano como um sistema totalizante e não apenas o corpo físico, abrangendo também a dimensão mental e espiritual.  

Cabe dizer que não se trata de uma prática religiosa. O espiritual é entendido como “o encontro do significado, da importância e do propósito pessoal, consigo, com seus amigos, família e comunidade”, diz Kimberly.  

Neste sentido, as consequências do adoecimento não são o foco da yogaterapia. Procura-se reconhecer e atuar sobre as causas que por vezes têm origens emocionais assim como no processo de prevenção.

Quais são suas principais práticas? 

Imagem: Koldunov/iStock

A yogaterapia não é acrobacia, mas sim a combinação de práticas baseadas no yoga de acordo com as capacidades e necessidades de cada indivíduo. Suas atividades principais são:

  • A prática de posturas (chamados também de “ásanas”), visando o fortalecimento e a consciência corporal. 
  • As técnicas de controle e atenção da respiração (chamados de “pranayamas”) que auxiliam no processo de controle mental e físico. 
  • A meditação, focada no silêncio e na atenção ao mundo interior e exterior.
  • O relaxamento, feito sempre ao final das práticas.
  • A alimentação saudável também cumpre um papel importante. Procure priorizar alimentos frescos, naturais, orgânico. 

Conforme mencionado, o tratamento com yogaterapia não possui uma fórmula única, pois reconhece a individualidade de cada caso. Por isso, acompanhamento de profissionais e o estudo da literatura qualificada do tema são necessários.

Imagem: monkeybusinessimages/iStock

No Brasil, também temos grandes referências sobre o tema, dentre elas o professor José Hermógenes, fundador do Instituto Hermógenes e autor de livros clássicos como Saúde Plena com Yogaterapia (Nova Era, 2005), Yoga para Nervosos e Autoperfeição com Hatha Yoga, publicados pela editora Best-seller.

Cabe ressaltar que a yogaterapia não exclui os tratamentos com médicos, enfermeiros e profissionais da área de saúde no tratamento das diversas doenças, mas atua de forma complementar. Os seus efeitos, contudo, são a cada dia mais alvo de pesquisas científicas que comprovam a sua validade e para muitos de seus praticantes a adoção deste estilo de vida é definitivamente recompensadora e transformadora.