5 desafios matemáticos para testar seus conhecimentos

Confira passatempos matemáticos e teste seus conhecimentos. Não se assuste, o segredo para solucioná-los é entender o enunciado corretamente.

Redação | 16 de Março de 2019 às 19:03

vchal/iStock -

Abaixo você encontra alguns passatempos numéricos do tipo que gostamos de chamar de “misteriomáticos”. O segredo para solucioná-los é entender o enunciado corretamente.

Resultado espelhado

2+2 é igual a 2×2. Agora encontre três números inteiros diferentes cuja soma seja igual ao produto desses números.

Descobrindo números

Qual é o menor número inteiro que é igual a sete vezes a soma de seus algarismos?

Calculando a média

Leonardo atingiu uma média de 73% de acertos nas suas três primeiras provas. Quanto ele precisará acertar na quarta e última prova para ter uma média total de 80% nas quatro provas?

Saldão de desconto

Um comerciante abaixou seus preços em 20% por uma semana e depois os aumentou em 20%. Existe alguma diferença no preço final obtido?

Contando carneirinhos

Em resposta a uma pesquisa sobre os animais de sua fazenda, um fazendeiro diz: “Eu sempre só tive carneiros, cabras e cavalos. De fato, no momento, o total de animais menos o de carneiros é três, o total menos o de cabras é quatro e o total menos o de cavalos é cinco.” Quanto ele tem de cada animal?


Respostas:


Resultado espelhado

1, 2 e 3. Pois, 1+2+3=6, assim como, 1x2x3=6.

Descobrindo números

21.Você provavelmente adivinhou, o que é bom, mas você também pode resolver algebricamente. Um número de dois algarismos (ab) é representado por 10a + b, uma vez que o primeiro algarismo representa as dezenas e o segundo, as unidades. Se 10a + b = 7(a + b), então 10a + b = 7a + 7b e 3a = 6b ou, mais simplesmente, a = 2b. Portanto, o segundo algarismo é o dobro do primeiro. O menor número procurado é 21.

Calculando a média

É impossível. Para aumentar sua nota de 73 x 3 = 219 pontos em três provas para 80 x 4 = 320 pontos em quatro provas, ele teria de atingir 101% na última prova.

Saldão de desconto

Sim. O que inicialmente custava 1 real agora custa 96 centavos, pois 100 – 20% = 80 e 80 + 20% = (80 + 16), que é igual a 96.

Contando carneirinhos

Três carneiros, duas cabras e um cavalo. (Somando 3, 4 e 5, neste caso, dá o dobro do número de animais; logo deve haver seis animais ao todo.)


Continue se desafiando e exercitando seu cérebro na nossa categoria de jogos e quiz! Clique no link e divirta-se!