4 receitas com o versátil espinafre

Receitas com espinafre para deixar seus pratos saborosos e saudáveis. Experimente e surpreenda a família com panquecas, lasanha e o que mais você inventar.

Elen Ribera | 15 de Agosto de 2019 às 09:00

-lvinst-/iStock -

O espinafre macio e suculento tem afinidade com muitos pratos. Pode ser um exuberante acompanhamento pra um jantar especial, uma entrada ou um almoço leve. Escolha seu prato de hoje!

1 – Lasanha rápida de espinafre 

Ingredientes

Modo de preparo 

1 Preaqueça o forno a 180°C. Misture a ricota, o queijo parmesão e o ovo em uma tigela grande. 

Espalhe 1 xícara de molho de tomate para macarrão em uma fôrma refratária grande ( cerca de 23 cm x 33 cm e 7 cm de profundidade) levemente untada com óleo. 

3 Arrume quatro folhas de lasanha para cobrir o fundo da fôrma. Se necessário, sobreponha-as um pouquinho. Espalhe 1/4 de da mistura de ricota; em seguida cubra com 1/3 de espinafre. Repita o processo com mais duas camadas com o molho, as folhas de lasanha, a mistura de ricota e o espinafre. Cubra com as quatro folhas de lasanha que sobraram. 

4 Espalhe a sobra da mistura de ricota e o molho da massa por cima. Então , pressione levemente as folhas de lasanha para baixo de modo que o molho suba e alcance também as laterais. Use uma folha de papel-alumínio para cobrir a fôrma. 

5 Asse por 35 minutos. Remova o papel, polvilhe a o mozarela e asse por mais 20 minutos até o queijo estar dourado e borbulhando. 

6 Retire a lasanha do forno. Sirva em seguida. 

2 – Panqueca de espinafre e queijo de cabra 

Ingredientes

Modo de preparo 

1 Lave o espinafre e coloque-o em uma panela grande, sem acrescentar nada. Ele cozinhará apenas com o próprio sumo. Cozinhe por 3-4 minutos até que as folhas murchem, mexendo de vez em quando. Tire o excesso de líquido. 

2 Adicione a salsa, a noz-moscada, o açúcar e o sal e, por último, a farinha. Retire a panela do fogo e adicione o queijo de cabra e os ovos. 

3 Em uma frigideira antiaderente grande, derreta metade da manteiga e espalhe a mistura de espinafre até que fique com uma espessura de cerca de 1 cm. Cozinhe por 5 minutos em fogo médio e depois por 3 minutos em fogo baixo, até que fique dourada por baixo. 

Passe a panqueca para um prato e ponha o restante da manteiga na panela. Vire a panqueca e devolva-a à frigideira. Cozinhe em fogo médio por 5 minutos e corte em quatro fatias. 

3 – Gratinado de couve-flor e espinafre

Ingredientes

Modo de preparo 

1 Preaqueça o forno a 200°C. À parte, cozinhe as batatas por 15-20 minutos até que amaciem. Cozinhe a couve-flor no vapor das batatas por 10 minutos ou em uma panela separada, na água fervente. 

2 Enquanto isso, lave o espinafre, coloque-o em uma panela, tampe e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Escorra-o e amasse para retirar o excesso de líquido. Pique-o e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. 

3 Amasse as batatas e misture-as ao leite e à manteiga, fazendo um purê de batatas em uma assadeira de 1 L ou seis pratos individuais. Faça uma segunda camada com o espinafre. 

Bata a couve-flor no liquidificador. Adicione os ovos e o restante do purê de batatas. Tempere a gosto. Espalhe essa mistura sobre a camada de espinafre. 

5 Polvilhe tudo com queijo ralado e asse por 30 minutos (20 minutos se forem pratos individuais) até dourar. Sirva quente, decorado com ramos de salsa. 

4 – Espinafre com gergelim no vapor  

Ingredientes

Modo de preparo 

Lave o espinafre e coloque-o em uma panela (não ponha água; ele cozinhará no líquido natural das folhas). Adicione o chili e cozinhe em fogo baixo por 3-5 minutos até o espinafre murchar um pouco. Transfira-o para uma travessa. 

2 Regue o espinafre com o óleo de gergelim e o suco de limão e misture. Salpique-o com sementes de gergelim e o suco de limão e misture. Salpique-o com as sementes de gergelim torradas e sirva em seguida.