4 receitas deliciosas para sair do básico na cozinha

Confira algumas receitas deliciosas e fáceis de fazer para sair da rotina.

Iana Faini e atualizado por Cadu Guarieiro | 25 de Abril de 2020 às 09:00

Esta sopa cremosa é uma delícia. - Christiane Krüger

Procurando novos sabores? Que tal uma sopa cremosa de polenta com cogumelos ou um gratinado de feijão-branco com tomate e muzarela? Confira abaixo estas e outras receitas deliciosas para variar o cardápio:

1. Sopa de cereal e legumes com frango

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Descasque a cebola e o alho e pique-os em cubinhos. Descongele as ervilhas. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma panela e refogue a cebola, até ficar dourada.
  2. Coloque o amaranto e o alho na panela e deixe refogar por 1 minuto. Acrescente o caldo de galinha. Junte as ervas, deixe levantar fervura e cozinhe, com a panela tampada, por cerca de 10 minutos.
  3. Enquanto isso, corte cada tomate em quatro partes, descarte as sementes e pique em cubinhos. Junte à sopa com as ervilhas e cozinhe por aproximadamente 5 minutos.
  4. Corte o filé de frango em tiras finas. Aqueça o restante do azeite (2 colheres [sopa]) em uma frigideira e frite a carne virando várias vezes, em fogo médio, durante 3 a 4 minutos, até dourar. Retire a carne e tempere com sal e pimenta.
  5. Tempere a sopa com sal, pimenta-do-reino e pesto vermelho. Distribua as tiras de peito de frango em pratos fundos, cubra com a sopa de amaranto e legumes e salpique com manjericão.

Dicas

Variação: Sopa de quinoa com legumes

Refogue 1 cebola picada e 1 dente de alho picado com 1 colher (chá) de gengibre bem picadinho em 2 colheres (sopa) de óleo. Acrescente 100 g de quinoa e 300 g de legumes variados (congelados ou frescos) e refogue também por aproximadamente 1 minuto. Acrescente 1 litro de caldo de galinha e cozinhe por 10 minutos, aproximadamente, com a panela tampada. Adicione 4 cebolinhas cortadas em rodelas e cozinhe mais 5 minutos. Tempere a sopa com 2 a 3 colheres (sopa) de molho de soja, 1 colher (sopa) de óleo de gergelim, sal e pimenta-do-reino. Distribua em tigelas com as tiras de carne fritas (passo 5) e salpique com folhinhas de coentro.

2. Gratinado de feijão e tomates com mozarela

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos | Tempo no forno: 20 minutos

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200ºC. Corte os tomates em rodelas de 1 cm de espessura.
  2. Fatie a mozarela. Despeje o feijão em uma peneira, enxágue e deixe escorrer bem. Descasque e pique o alho.
  3. Unte uma fôrma refratária grande. Disponha as fatias de tomate e mozarela levemente sobrepostas na fôrma, tempere com sal e pimenta. Misture o feijão, o alho, as alcaparras e o tomilho e distribua sobre os tomates e a mozarela.
  4. Misture o creme de leite com o caldo de legumes e tempere com sal e pimenta-do-reino. Regue o gratinado com esse creme. Leve para assar no forno quente por 25 a 30 minutos, até o queijo derreter. Retire do forno, salpique com manjericão e sirva imediatamente.

Dicas

3. Sopa cremosa de polenta com champignons

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Descasque as cebolas e o alho e pique em cubinhos. Aqueça a manteiga em uma panela. Refogue as cebolas, o alho, os legumes e a farinha de milho, em fogo médio, durante 2 a 3 minutos.
  2. Acrescente o vinho e o caldo de legumes. Adicione o tomilho, deixe a sopa levantar fervura e cozinhe, com a panela sem tampa, durante aproximadamente 10 minutos.
  3. Enquanto isso, limpe os cogumelos, lave-os e corte-os em fatias finas. Aqueça o azeite em uma frigideira e frite os cogumelos por 2 minutos aproximadamente, virando continuamente. Lave a cebolinha, sacuda para secar e pique-a em anéis.
  4. Acrescente o creme azedo (adicione algumas gotas de limão ao creme de leite fresco) à sopa, mexendo para misturar bem, deixe levantar fervura mais uma vez e tempere com sal e pimenta-do-reino. Salpique a sopa com os cogumelos e a cebolinha.

Dicas

Variação: Sopa de sêmola com croûtons

Refogue um pouco de cheiro-verde e 1 cebola bem picada em 1 ½ colher (sopa) de manteiga. Polvilhe com 60 g de sêmola ou farinha de grano duro e deixe fritar um pouco. Adicione 400 ml de caldo de legumes e 400 ml de água, deixe levantar fervura e cozinhe, com a panela tampada, por aproximadamente 10 minutos. Enquanto isso, frite 4 fatias de pão de fôrma picadas em cubos com 1 dente de alho bem picado em 1 colher (sopa) de manteiga, até dourar. Junte 100 g de creme de leite à sopa, mexa para misturar e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Distribua os croûtons e a salsa picada sobre a sopa.

4. Curry de grão-de-bico com espinafre

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Descasque e pique a cebola e o gengibre em cubinhos. Abra a pimenta no sentido do comprimento, tire as sementes, lave e corte em tiras finas. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas de aproximadamente 0,5 cm de espessura.
  2. Aqueça a manteiga clarificada em uma panela. Refogue a cebola, o gengibre, a pimenta e a cenoura por aproximadamente 4 minutos. Polvilhe com curry em pó e refogue mais um pouco. Acrescente o leite de coco e o caldo e deixe levantar fervura.
  3. Despeje o grão-de-bico em uma peneira, enxágue e deixe escorrer. Misture com as cenouras e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, durante aproximadamente 5 minutos.
  4. Enquanto isso, lave o espinafre. Junte ao curry e deixe em fogo baixo, com a panela tampada, por uns 5 minutos, para murchar. Tempere o refogado com sal, pimenta-do-reino e suco de limão.
  5. Disponha o curry em pratos e salpique com amêndoas em lâminas, a gosto.

Dicas

Variação: Curry de grão-de-bico e batata

Cozinhe 400 g de batatas firmes picadas em cubos com 400 ml de caldo de legumes, com a panela tampada, durante 10 minutos. Refogue cebola, gengibre, pimenta vermelha e cenouras na manteiga clarificada e com o curry em pó (passos 1 e 2) e adicione apenas 200 ml de leite de coco. Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos, mantendo a panela tampada. Acrescente 250 g de grão-de-bico em conserva escorridos e depois misture a batata cozida e o caldo de cozimento. Deixe levantar fervura apenas uma vez. Tempere com sal, pimenta-do-reino e 1 ou 2 colheres (sopa) de suco de limão. Salpique com brotos de alfafa ou rabanete.

Receitas receita dicas de receita receitas deliciosas