7 versões imperdíveis de cachorro-quente

Confira algumas versões deliciosas de cachorro-quente para fazer em casa com a família! São opções variadas para agradar a todos!

Redação | 11 de Fevereiro de 2021 às 10:21

iStock -

Quem nunca comeu aquele dogão caprichado? Criado em Nova York, nos Estados Unidos, em 1884, o cachorro-quente se tornou um prato tão consumido e querido que até ganhou o seu próprio dia. Mas uma receita simples, de pão com salsicha, ganhou muitas variações.

Neste post, vamos ensinar 7 receitas super saborosas para você aproveitar o final de semana e fazer para o lanche com a família ou os amigos. Confira!

Cachorro-quente caseiro à moda brasileira

Essa receita de cachorro-quente é aquela clássica, que toda mãe faz no lanche e vai passando de geração para geração. Ela leva a salsicha normal, ou linguiça, se preferir, e costuma ser finalizada no pão com ketchup, mostarda e maionese.

Para garantir ainda mais sabor e saúde, você pode preparar o seu próprio molho de tomate caseiro.

Molho de cachorro-quente com salsichas (Rmcarvalho/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Lave as salsichas, pique no tamanho de sua preferência e leve para ferver. Em seguida, escorra, lave-as novamente e deixe escorrer.

Passo 2: Em uma panela, refogue a cebola e o alho com sal e adicione as salsichas. Misture bem para que as salsichas peguem tempero e reserve.

Passo 3: Na mesma panela, coloque o pimentão, os tomates, e refogue. Em seguida, adicione o molho de tomate e o açúcar, que vai cortar a acidez. Adicione a quantidade de sal que desejar, até ficar no sabor de sua preferência, e deixe ferver.

Passo 4: Quando o molho ferver, adicione as salsichas e misture bem. Deixe ficar por mais 3 minutos e desligue. Agora é só servir. Essa receita mais caseira fica ótima para comer com pão francês.

Cachorro-quente com vinagrete e purê de batatas

Esse cachorro quente é montado do jeito que os paulistas mais gostam. A receita é bem simples também, e para dar aquele toque especial, você ainda pode incluir queijo parmesão e batata-palha no final. Esse prato dá para até 4 pessoas.

Cachorro-quente com vinagrete (Estudio conceito/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Para preparar o purê de batatas, comece lavando e descascando as batatas. Em seguida, coloque-as para cozinhar. Quando estiverem bem macias, escorra a água e amasse, acrescentando o copo de leite e a manteiga. Depois, leve ao fogo para ganhar um pouco mais de consistência.

Passo 2: Para fazer o vinagrete, pique os tomates e meia cebola e misture, adicionando a quantidade de sal e vinagre de sua preferência.

Passo 3: Deixe as salsichas cozinharem em água fervente por 20 minutos.

Passo 4: Corte o pão de cachorro quente ao meio, passe a maionese, coloque a salsicha, o vinagrete, o purê e a batata palha. Ele fica ótimo com ketchup e mostarda também.

Cachorro quente com batata-palha caseira

No final das contas, a estrela dessa receita é a batata-palha, feita em casa, mas fica tão boa ou até melhor do que a industrializada. Veja como fazer.

Cachorro-quente com batata-palha caseira e cebola frita ainda pode levar outros ingredientes, como picles. (Afonkin_Yuriy/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma panela, refogue 2 cebolas cortadas e um fio de óleo. Em seguida, adicione o alho e deixe dourar.

Passo 2: Coloque os tomates pelados, meio copo de água (100ml) e o extrato ou molho de tomate e deixe cozinhar até os tomates desmanchares.

Passo 3: Adicione as salsichas cortadas em rodelas e tempere com sal e pimenta.

Passo 4: Em outros recipientes, rale uma cebola e as batatas, separadamente. Em seguida, coloque bastante óleo em uma panela e leve para esquentar. Frite cada ingrediente em uma panela.

Passo 5: Quando a cebola e as batatas ficarem douradas, retire do óleo e coloque para escorrer no papel toalha.

Passo 6: Em uma tigela, misture a cebola com a a batata e adicione salsinha picada. Depois, corte os pães ao meio e passe a mostarda em um dos lados. Coloque a salsicha, o molho, a cebola e a batata-palha.

Cachorro-quente no pão de forma

Essa é uma maneira diferente de preparar o prato queridinho das festas. Para esse cachorro-quente, você não vai cortar o pão, mas sim enrolar. Ficou confuso? Então veja como fazer, seguindo o nosso modo de preparo para 10 unidades.

Cachorro-quente no pão de forma (Pitadinha)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Lave e ferva as salsichas. Em seguida, coloque para escorrer e reserve, para esfriar.

Passo 2: Passe o rolo de massa sobre o pão e espalhe o ketchup por toda a superfície das fatias. Em seguida, coloque as fatias de queijo por cima e posicione as salsichas na transversal.

Passo 3: Puxe as pontinhas do pão, para enrolar, e prenda com palitos de dente. Posicione os cachorros-quentes em um tabuleiro e aqueça o forno em 180º graus.

Passo 4: Regue com um fio de azeite e polvilhe orégano por cima do cachorro-quente. Leve ao forno e deixe por 10 minutos ou até que o queijo derreta. Aí é só servir!

Cachorro-quente de forno

Essa receita de cachorro quente fica deliciosa e é ainda mais fácil de fazer do que a tradicional. Basta ficar de olho na temperatura e no tempo que demora para assar. Veja como fazer.

Cachorro-quente de forno também é super comum em festinhas de família (Ann_Zhuravleva/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: No liquidificador, bata a farinha, os ovos, o leite e a metade do queijo ralado. Em seguida, adicione o fermento e misture levemente com uma colher.

Passo 2: Em uma panela, leve todos os outros ingredientes e deixe cozinhar em fogo médio.

Passo 3: Unte uma forma e despeje metade da massa. Em seguida, adicione o recheio e cubra com o restante da massa. Polvilhe o queijo ralado por cima.

Passo 4: Leve ao forno pré-aquecido a 180º graus por aproximadamente 30 minutos. Depois é só retirar, esperar alguns minutos para esfriar um pouco e servir.

Cachorro-quente vegano

No cachorro-quente vegano, a cenoura é o ingrediente principal (jenifoto/iStock)

Nessa receita de cachorro quente vegano, quem assume o lugar das salsichas são as cenouras. Aprenda a fazer esse prato super saudável.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Lave bem e descasque as cenouras. depois corte no tamanho que você desejar. Em seguida, pique o alho e a cebola e refogue no azeite ou no óleo vegetal. Espere dourar e adicione as cenouras. Misture bem.

Passo 2: Coloque o molho de tomate na panela e adicione os pimentões e tomates cortados. Adicione água até cobrir as cenouras e tempere com sal e outras iguarias da sua preferência. Deixe cozinhar por 20 minutos.

Passo 3: Espete as cenouras com um garfo para se certificar de que estão no ponto. Se estiverem, pode desligar o fogo. Agora vamos montar o cachorro-quente.

Passo 4: Para montar, basta cortar o pão ao meio e colocar as cenouras e o molho. Você pode complementar a receita com maionese e batata-palha, por exemplo.

Cachorro-quente de kafta

Esse cachorro-quente é bem diferente dos outros, porque as salsichas são kaftas, um prato que já é bem temperado, então não tem como ficar super saboroso. Veja como fazer.

Cachorro-quente de kafta é uma opção super saborosa para o lanche (Reprodução Tastemade)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Misture bem todos os ingredientes, exceto o pão e o queijo. Em seguida, pegue os palitos de queijo e molde as kaftas ao redor deles.

Passo 2: Em um recipiente, bata dois ovos. Prepare mais dois para colocar a farinha de trigo e a farinha panko, separadas.

Passo 3: É hora de empanar as kaftas. Passe-as na farinha de trigo, no ovo e na farinha panko. Repita o processo com todas, nessa ordem.

Passo 4: Em uma frigideira, coloque o óleo para esquentar e frite as kaftas. Você também pode assá-las em uma airfryer. Em seguida, é só colocar no pão de cachorro-quente e adicionar os molhos que você mais gosta.