Aprenda a fazer um nhoque de abóbora e ricota delicioso!

Aprenda a fazer um incrível nhoque de abóbora e ricota, uma receita saudável e deliciosa para o dia a dia ou uma ocasião especial.

Iana Faini | 12 de Maio de 2021 às 11:00

Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood / Seleções -

Existem várias receitas de nhoque na Itália. No caso desta, usa-se uma massa à base de farinha, ricota e abóbora amassada, temperada com sálvia e queijo parmesão, fazendo pequenos rolinhos. Complementamos o prato com um pimentão vermelho ou amarelo, assado, e um molho de cebola. Para dar um toque especial, você pode servir o nhoque de abóbora com uma salada de agrião.

Assim como outros queijos, a ricota é uma ótima fonte de cálcio. Além disso, apresenta boa quantidade de fósforo, outro mineral que assegura dentes e ossos saudáveis. Já a abóbora tem grande quantidade de água e por esse motivo possui baixo teor de calorias; apenas 15 kcal por 100 g.

Confira a seguir a receita de nhoque de abóbora e ricota que serve 4 pessoas. O tempo de preparo é aproximadamente 2 horas, mais o tempo de secagem.

Receita de nhoque de abóbora e ricota

Ingredientes

Modo de preparo

Passo 1. Preaqueça o forno a 200ºC. Espalhe as metades dos pimentões e da cebola, com os lados cortados para baixo, numa assadeira. Ponha a abóbora com o lado da casca para cima numa outra assadeira. Asse os pimentões e a cebola durante 30 a 35 minutos e a abóbora por 45 a 55 minutos ou até os legumes ficarem macios.

Passo 2. Transfira os pimentões e a cebola para um liquidificador ou processador de alimentos e acrescente o azeite. Bata até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Despeje numa panela e reserve.

Passo 3. Deixe a abóbora descansar até que esfrie o suficiente para ser manuseada. Em seguida, retire as sementes e a casca e ponha a parte descascada numa tigela. Amasse até virar um purê homogêneo. Acrescente a ricota, o ovo, a sálvia picada e o queijo parmesão ao purê e misture tudo. Adicione aos poucos a farinha para formar uma massa leve.

Passo 4. Espalhe farinha numa superfície lisa. Divida a massa em quatro partes e, com as mãos enfarinhadas, enrole cada pedaço para formar uma corda grossa com 2 cm de espessura. Corte pedaços de 2 cm. Pressione o dorso do garfo em cada pedaço da massa para criar um padrão. Deixe o nhoque secar em temperatura ambiente por 1 a 2 horas.

Passo 5. Deixe uma panela grande com água levantar fervura. Ponha o nhoque dentro da panela, de 10 a 12 de uma vez, e escalde-os por 2 a 3 minutos ou até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha. Passe para um refratário aquecido e mantenha quente, em temperatura baixa, até todo o nhoque cozinhar.

Passo 6. Enquanto isso, esquente o molho de pimentão tostado em fogo baixo. Jogue colheradas do molho sobre o nhoque de abóbora, enfeite com folhas de sálvia e sirva.

Dica extra: nhoque de ricota e ervas frescas

Para fazer um nhoque de ricota e ervas frescas, misture 250 g de ricota, 85 g de rúcula fresca picada, 20 g de salsa picada fina, 3 colheres de sopa de cebolinha picada, 1 ovo batido e 30 g de queijo pecorino fresco ralado. Acrescente 200 g de farinha de trigo, 1 colher de chá de noz-moscada fresca e moída, sal e pimenta-do-reino e misture para formar uma massa.

Molde e cozinhe o nhoque como na receita principal. Sirva com um molho de tomate assado: ponha 500 g de tomates, 2 dentes de alho e 1 colher de sopa de azeite extravirgem numa assadeira e leve a um forno preaquecido a 200ºC por 20 a 25 minutos. Bata no liquidificador até virar um purê e tempere a gosto.