Aprenda a preparar o verdadeiro acarajé baiano

Adora acarajé, mas não sabe fazer? Confira essa receita prática da iguaria mais famosa da Bahia e traga o sabor tradicional para a sua mesa!

Marina Estevão | 2 de Fevereiro de 2021 às 09:00

artbyPixel/iStock -

Hmmm… Acarajé é uma delícia! A iguaria é uma especialidade das regiões africanas e afro-brasileiras. Assim, é muito consumida e conhecida no nordeste do Brasil, principalmente na Bahia!

Leia também: 10 receitas com camarão para um almoço caprichado

Na África Ocidental, o acarajé é vendido como uma comida de rua, servido com pimenta em pó ou molho de tomate picante. Na Bahia, é normalmente feito com vatapá, camarão e outros condimentos.

Se você sempre quis saber como fazer um acarajé, confira a receita abaixo. É uma receita simples que traz o sabor da Bahia para a sua mesa!

Acarajé baiano

Ingredientes:

Ingredientes para o molho:

Modo de preparo:

Passo 1: Deixe o feijão fradinho de molho na água de um dia para o outro. Algumas vezes, esfregue os grãos para ajudar a soltar da casca. Troque a água se for necessário. Deixando limpo, passe em uma peneira para retirar a água.

Passo 2: Bata em um liquidificador os feijões, as cebolas, os alhos e o sal. Bata bem até formar uma massa branca e espessa. Retire e reserve na geladeira por aproximadamente 1h.

Passo 3: Em uma panela tipo caçarola, despeje a massa e bata com uma colher de pau até que triplique o volume e atinja uma consistência de espuma. Esse é o processo de aerar a massa.

Passo 4: Com a mesma colher de pau e o auxílio de uma colher de sopa, modele os bolinhos. Em uma panela com a mistura dos dois óleos, frite os bolinhos até que fiquem dourados.

Passo 5: Para o molho, aqueça uma panela com o azeite e adicione a cebola. Deixe cozinhar por 1 minuto e acrescente os outros ingredientes. Cozinhe por mais 3 minutos, sem parar de mexer.

Passo 6: Recheie os bolinhos com a pimenta baiana, o vatapá e camarão opcional. Sirva bem quente e delicie-se!