Aprenda a preparar o verdadeiro muesli

Uma receita caseira e fácil do verdadeiro muesli de origem suíça, um cereal matinal nutritivo desenvolvido há mais de um século.

Julia Monsores | 24 de Novembro de 2020 às 10:00

samael334/iStock -

Uma refeição matinal nutritiva é a garantia para um dia com muita energia. A receita original do muesli, esse nutritivo cereal, foi desenvolvida há mais de um século, pelo médico suíço Maximilian Bircher-Benner em sua clínica em Zurique.

Antes de conferir a receita, aqui vai uma dica: lembre-se de que pôr o cereal de molho de um dia para o outro facilita a digestão.

Receita de muesli

Ingredientes:

Rendimento: 4 porções

Modo de preparo:

Passo 1. Numa tigela grande, disponha a aveia e as passas e acrescente o leite. Mexa para misturar bem, depois cubra a tigela, leve à geladeira e deixe de um dia para o outro.

Passo 2. No dia seguinte, na hora de comer, rale a maçã, descartando o miolo. Misture-a ao suco de limão para evitar que escureça.

Passo 3. Junte as avelãs (ou amêndoas), as sementes de abóbora e o gergelim à mistura de aveia e mexa. Depois adicione a maçã ralada e as frutas vermelhas.

Passo 4. Para servir, divida o muesli entre quatro tigelas de cereal e por cima ponha um pouco de iogurte e mel.

Tempo de preparo: 10 minutos, mais o tempo que ficar de molho.

Cada porção fornece: 366 kcal, 11 g de proteínas, 12 g de gorduras (dos quais 2 g de gorduras saturadas), 56 g de carboidratos (dos quais 37 g de açúcares), 4 g de fibras.

Por que o muesli faz bem?

O iogurte é fabricado por meio da inserção de bactérias inócuas no leite. Acredita-se que o iogurte com probióticos, fabricado com uma bactéria ligeiramente diferente, seja mais eficaz para o equilíbrio da flora bacteriana no trato digestivo que os outros iogurtes.

Leia mais: probióticos e prebióticos — saiba a diferença entre eles

Além disso, a aveia tem um índice glicêmico baixo, o que significa que é digerida e absorvida lentamente. E assim, produz uma elevação suave e de longa duração nos níveis de glicose do sangue, prologando a sensação de satisfação.

Outro ponto é que a avelã e a amêndoa presentes no muesli são ótimas fontes de vitamina E e da maioria das vitaminas do complexo B, exceto a B12. Têm alto teor de gordura, mas em sua maior parte, gordura monoinsaturada, que é mais saudável.