Bolo de laranja com calda de limão: como fazer um rápido e fofinho

Aprenda a fazer um bolo de laranja com calda de limão que é ao mesmo tempo fácil e rápido de fazer e delicioso. E tem a garantia de não solar.

Raquel Zampil | 10 de Outubro de 2020 às 15:00

NataBene/iStock -

Quem não ama um delicioso bolo de laranja com calda de limão daquele tipo que quebra quando a gente morde? No lanche, acompanhado por café, é imbatível!

Esta receita é fácil, rápida e – o melhor de tudo – não sola! Mesmo com os cozinheiros amadores que não têm a “mão boa para bolos”.

Então reúna os ingredientes e mãos à obra. Em menos de uma hora você estará saboreando um bolo com um sabor especial de “feito por mim”.

Bolo de laranja com calda de limão

Ingredientes para a massa:

1 laranja-pera

1 xícara de óleo vegetal (pode ser de milho, de girassol, de canola ou outro da sua preferência)

3 ovos

2 xícaras rasas de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de fermento em pó

Ingredientes para a calda:

1 limão-siciliano

1 xícara de açúcar

Modo de fazer:

  1. Bata no liquidificador a laranja inteira (com casca) bem lavada, o óleo e as 3 gemas (reserve as claras).
  2. Em uma tigela, combine os ingredientes secos (farinha de trigo, acúcar e fermento em pó), junte a mistura da laranja e mexa bem com uma colher de pau.
  3. Por último, adicione as 3 claras batidas em neve, misturando bem, mas sem bater, e despeje em um tabuleiro untado (pode ser fôrma para bolo também).
  4. Leve ao forno em temperatura média por 30 a 40 minutos (depende do forno – fique de olho quando a casa começar a ficar com cheirinho de bolo).
  5. Depois de assado o bolo, prepare a calda: rale a casca do limão-siciliano bem lavado e seco e esprema o suco. Junte o suco ao açúcar (não vai ao fogo) e despeje sobre o bolo. Espere esfriar para a calda ficar “crocante”.

Agora é só fazer um cafezinho e bom apetite!!

Se gosta de receitas diferentes, experimente um bolo de laranja caseiro com creme de queijo!