Receitas com casca de banana para incluir em sua alimentação

Quando você come banana o que faz com a casca? Simplesmente joga fora? Saiba que você pode transformá-las em receitas deliciosas, como bolos e brigadeiros.

Julia Monsores | 26 de Junho de 2020 às 09:00

Xavier Montero Llorens/iStock -

Você sabia que a banana é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo? Estima-se que, a cada ano, mais de 100 bilhões de unidades da fruta sejam comercializadas.

Além de ser um alimento delicioso e bastante rico em nutrientes, a casca da banana também possui diversas utilidades no dia a dia — confira 9 formas criativas de aproveitar a casca de banana aqui!

Mas o que pouca gente sabe é que a casca da banana também pode servir de ingrediente culinário.

Alguns alimentos têm em suas cascas até 40 vezes mais nutrientes do que a polpa. A casca de banana, por exemplo, é mais rica em fibras, cálcio e potássio do que a polpa da fruta.

Por isso, criar o hábito de reaproveitar o alimento de forma integral – casca, polpa e sementes – pode ser benéfico para sua saúde e para o seu bolso. Não está convencido ainda? Então confira uma listinha com 6 motivos para consumir casca de banana.

Por que consumir casca de banana?

  1. Melhora a pele;
  2. Protege o coração;
  3. Protege a visão;
  4. Previne cãibras e fraqueza muscular;
  5. Previne câncer;
  6. Fortalece ossos e dentes,

Para mostrar como incluir a casca de banana em sua alimentação, e te ajudar a dar o primeiro passo, nós separamos 4 receitas deliciosas. Experimente!

Bolo com casca de banana

Ingredientes:

Modo de preparo:

1. Separe as cascas, bata as claras em ponto de neve e leve à geladeira.

2. Em seguida, leve ao liquidificador as gemas, o leite, a manteiga, as cascas de banana e o açúcar.

3. Após bater os ingredientes no liquidificador, misture a massa e incorpore a farinha de rosca.

4. Misture delicadamente as claras em neve e, em seguida, acrescente o fermento.

5. Unte e enfarinhe uma assadeira e despeje a massa. Em seguida, leve ao forno médio previamente aquecido por cerca de 40 minutos. Espere esfriar e sirva. 

Doce de casca de banana

Ingredientes:

Modo de preparo:

1. Em uma panela coloque a água e as cascas de banana. Cozinhe até que as cascas estejam macias.

2. Retire o conteúdo da panela e escorra, mas reserve a água pois você pode precisar dela mais para a frente. Leve as cascas ao liquidificador e bata até virar uma pasta (se precisar coloque um pouco de água para ajudar a bater).

3. Após bater no liquidificador, passe a pasta em uma peneira grossa e coloque numa panela. Adicione a farinha, o açúcar e os cravos e leve ao fogo baixo mexendo sempre até começar a soltar do fundo da panela.

4. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, mexa bem e deixe esfriar. Enrole o doce e passe no açúcar cristal.

Brigadeiro de casca de banana

Ingredientes:

Modo de preparo:

1. Em uma panela coloque as cascas de banana lavadas e bem picadas, a água e o açúcar. Deixe cozinhar até reduzir a água pela metade e a casca ficar macia.

2. Use o liquidificador para bater as cascas junto com o chocolate em pó, farinha, leite em pó e o leite. Bata até obter uma mistura homogênea.

3. Despeje o conteúdo em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até começar a soltar do fundo. Espere esfriar e sirva.

Farofa de banana com casca

Ingredientes:

Modo de preparo:

1. Em uma panela aqueça a manteiga e refogue a cebola. Em seguida, coloque as rodelas de banana e deixe fritar um pouco.

2. Acrescente a farinha de mandioca e mexa até a farinha aquecer bem.

3. Por fim, tempere com sal e polvilhe com a salsinha picada.

Gostou dessas receitas? Então confira outras receitas deliciosas com banana aqui!