6 passos para comprar o melhor peixe da feira

Alguns sinais podem salvar você na hora escolher o melhor peixe na feira. Veja seis dicas de como saber se o peixe está fresco ou não!

Douglas Ferreira | 15 de Junho de 2021 às 15:00

shujaa_777/iStock -

Os peixes são ricos em ômega-3, um óleo essencial ao corpo humano. Eles previnem inflamações, além de agirem diretamente em benefício da saúde cardiovascular e cerebral. Porém, na hora de escolher o peixe que irá comprar e os demais frutos do mar, o consumidor precisa de atenção redobrada.

E alguns sinais podem dar dicas do melhor produto – e evitar que você desperdice o seu dinheiro na hora de comprar seus peixes. Veja abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo a saber se o peixe está fresco ou não e como escolher o peixe fresco perfeito para a sua família.

6 dicas de como saber se o peixe está fresco

1. Preste atenção ao odor

Na hora de escolher o peixe, perceba o odor que ele exala. Depois de muito tempo exposto, o ventre dos peixes começa a se deteriorar. Prefira frutos do mar que exalem odor de maresia, como se tivessem acabado de sair do mar.

2. Procure ir às compras bem cedo

A maioria dos comerciantes de pescados vende suas mercadorias diretamente do mar. Quanto mais cedo você comprar o seu peixe, mais fresco ele estará. Além disso, você evita filas e consegue os melhores preços logo pela manhã.

3. Observe o corpo do peixe

Uma das dicas principais dicas de como saber se o peixe está fresco é tocando o pescado antes de comprar. Verifique se ele encontra-se firme, se a carne não se solta em alguns pontos. Procure por inchaços no ventre; se encontrar, o peixe não é o ideal para a compra.

4. Atenção às escamas

Sempre certifique-se de poder tocar no peixe para escolher o mais fresco. (Imagem: ermakovep/iStock)

As escamas são um sinal visível da qualidade do peixe. Passe o dedo por elas e observe se elas se soltam com facilidade. Se sim, escolha outro; este já não pode oferecer um almoço de qualidade.

5. De olho no olho

Quer escolher o melhor peixe? Os olhos são um dos melhores indicadores para você não desperdiçar dinheiro. Procure por peixes que tenham olhos brilhantes, como se tivessem acabado de sair do mar; olhos opacos e sem vida devem ser descartados.

6. Inspecione as brânquias

As brânquias fornecem um ótimo sinal para saber se a sua escolha foi a melhor. Ponha o dedo indicador em uma das brânquias do animal e levante. Se a coloração interna estiver avermelhada, é um sinal de que o peixe está bom para o consumo. Ignore se observar uma coloração rosada ou acinzentada.

Bom, agora que você já sabe como escolher peixes frescos, que tal aprender algumas receitas? Ficou com vontade? Então veja a nossa receita de ensopado de peixe à portuguesa e outras receitas de peixe grelhado que dar água na boca.