Veja como fazer fondue de chocolate e os melhores acompanhamentos

Uma sobremesa que combina bem com as estações frias é o fondue de chocolate. Aprenda a fazer e veja dicas de acompanhamentos.

Paula Vieira | 18 de Junho de 2021 às 12:00

margouillatphotos /iStock -

Uma sobremesa que combina bem com as estações frias é o fondue de chocolate. Saboroso e versátil, por poder usar diversos tipos de frutas e guloseimas, o fondue é simples de fazer e vai conquistar paladares na sua casa. Confira abaixo como fazer fondue de chocolate e saboreie esta delícia.

Existem aparelhos e panelas elétricas criadas propriamente para fazer fondue, mas o processo de derreter o chocolate também pode ser realizado no microondas e com a técnica do banho-maria.

Como derreter chocolate no aparelho de fondue

Se você tem o aparelho, basta ligá-lo ou acendê-lo, colocar o creme de leite e o chocolate picado e misturar até que derreta.

Como derreter o chocolate em banho-maria

Para fazer o fondue em banho-maria basta usar duas panelas, sendo uma grande e outra menor ou uma tigela de vidro. Na panela grande, você deve colocar água até a metade e levá-la ao fogo. Já na panela pequena, ou tigela, ponha o chocolate e o creme de leite. Coloque uma dentro da outra e misture até derreter o chocolate.

Como derreter o chocolate no micro-ondas

É necessário usar um recipiente que possa ser levado ao microondas para não correr o risco de derreter ou quebrar, já que ele precisa ser bem resistente ao calor. Nessa tigela, coloque o chocolate picado com o creme de leite e vá adicionando 30 segundos, tirando a tigela para misturar durante os intervalos. Repita o processo até o chocolate derreter e ficar morno.

Como fazer fondue de chocolate

O aparelho de fondue facilita bastante criar um ambiente romântico. (Imagem: iStock/naito8)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Lave bem todas as frutas, tire as uvas do cacho, descasque as bananas e o kiwi e pique todas em pequenos pedaços, de tamanho suficiente para comer com garfo de sobremesa ou para fondue. Reserve em recipientes separados.

Passo 2: Pique as duas barras de chocolate em pequenos pedaços e use uma tesoura para abrir a caixinha de creme de leite, sem soro de preferência.

Passo 3: Escolha uma das três formas de preparo listadas acima e derreta o chocolate, adicionando o creme de leite enquanto mistura. Deixe o chocolate ficar morno.

Passo 4: Coloque sobre a mesa ou uma base firme o aparelho para fondue ou o recipiente que você usou para derreter o chocolate, organize os garfinhos e coloque os recipientes com as frutas em volta do chocolate, para que as pessoas se sirvam. Agora é só mergulhar as frutas no chocolate e se deliciar com essa sobremesa incrível.

O que comer com fondue de chocolate?

Além das frutas presentes na lista de ingredientes acima, muitas pessoas gostam de incluir guloseimas como acompanhamentos para o seu fondue, como jujubas, marshmallows, balas gelatinosas, goiabada, biscoitos amanteigados e wafer.