Descubra como fazer grelhados perfeitos

Quase todo mundo adora um bom grelhado, mas pouca gente sabe como fazer. Aprenda agora como fazer grelhados perfeitos e delicie-se!

Douglas Ferreira | 18 de Junho de 2021 às 18:00

ribeirorocha/iStock -

Quase todo mundo adora um bom grelhado. Além de ser uma boa opção para quem quer diminuir a ingestão de gordura, é possível preparar refeições deliciosas de forma rápida. Mas, se você não sabe como fazer grelhados, não se preocupe, nós ajudamos você.

Você pode preparar quase tudo grelhado, de carnes até legumes. Para isso, confira a seguir algumas dicas de como fazer grelhados perfeitos, separe os utensílios necessários e bom apetite!

Use a gordura e molhos certos

O óleo usado para marinadas de grelhados deve ser adequado às altas temperaturas da churrasqueira. São indicados, por exemplo, óleo de amendoim ou de canola, bem como azeite de oliva refinado. Para untar grades, grelhas, bandejas e papel-alumínio, opte pelo mesmo tipo de óleo e cuide para que a gordura não pingue nas brasas durante o churrasco.

Há molhos prontos para todos os gostos: catchup, mostarda, molho de alho, molho de pimenta, molho barbecue entre outros. Quem preferir pode usar molhos com ingredientes frescos, como o molho pesto. Para conferir seu modo de preparo, clique aqui!

Como fazer bife grelhado

Bifes de sobrepaleta suína são ideais para grelhar. Graças à gordura marmorizada, a carne fica suculenta e crocante. No caso de pedaços mais magros, como escalopes ou filés, marinadas ou uma capa de bacon ajudam a manter a suculência e acrescentam sabor.

Medalhões suínos, bifes bovinos, escalopes de vitela e costeleta de cordeiro devem ser grelhados primeiro em fogo alto, rapidamente e dos dois lados, e depois em fogo médio.

Leia também: 6 alimentos diferentes que também podem ser grelhados

A carne suína deve ser sempre bem-passada. Já a carne bovina, a vitela e a carne de cordeiro podem ser grelhadas ou assadas de acordo com o gosto de cada um: mais rosada ou bem-passada. As fatias de carne não devem ser grossas demais: a espessura mais indicada para bifes suínos é de cerca de 1,5 cm.

No caso de bifes de carne bovina, recomenda-se uma espessura de 2 cm a 3 cm e de carne de cordeiro, aproximadamente 2 cm.

Importante: é difícil precisar o tempo que o bife deve permanecer na grelha, pois cada churrasqueira aquece de modo diferente. Para que o bife fique mais macio, porém, mantenha-o aquecido depois de grelhado, deixando-o descansar mais alguns minutos antes de servi-lo.

Como fazer filé de frango grelhado

Para grelhados rápidos dê preferência a filés de peito de frango e bifes de peru. Não reutilize a marinada usada na carne de aves crua. Reserve antes algumas colheradas da marinada pronta para pincelar sobre as aves enquanto assam.

A carne de aves podem render ótimos grelhados. (Imagem: lsvvsl/iStock)

A carne de aves deve ser sempre bem-passada (verifique o ponto da carne perfurando-a com um garfo; se sair um caldo transparente, ela está pronta). Faça diversos cortes nos filés de peito de frango, para que o aroma da marinada e o calor da grelha possam penetrar melhor na carne.

Como fazer peixes grelhados

Filés de peixe de carne firme (tamboril, salmão, atum) ou peixes inteiros (truta, cavala, dourado) são os mais indicados. Peixes inteiros e filés de peixe são delicados e podem desmontar facilmente na grelha.

Para evitar que isso aconteça, opte por colocá-los sobre uma bandeja de alumínio própria para grelhar, ou envolva-os com papel-alumínio; para grelhar peixes inteiros, use grelhas específicas (tipo cesto), com as quais é possível virar os peixes perfeitamente.

Não esqueça: sempre unte bem as bandejas, grelhas ou mesmo o papel-alumínio.

Como fazer queijos grelhados

O queijo mais utilizado em churrascos no Brasil é o queijo coalho. Ele não derrete e é vendido em espetos, que dispensam o uso de papel-alumínio. Existe também a versão temperada com orégano.

Os queijos do tipo mozarela de búfala e feta também podem ser assados, porém devem ser envolvidos em papel-alumínio antes. Principalmente a mozarela, que derrete rapidamente por isso deve ser colocada apenas por poucos minutos sobre a grelha – o tempo necessário para começar a derreter.

Como grelhar legumes, cogumelos e batatas

Abobrinhas, berinjelas, pimentões e cogumelos, fatiados ou cortados em tiras, devem ficar um tempo em marinada de azeite temperado, antes de ir para a grelha. A seguir, coloque-os sobre uma travessa para grelhar ou em espetos. Espigas de milho, nabos, erva-doce e cenoura devem ser pré-cozidos antes de ir para a churrasqueira, a fim de abreviar o tempo de grelhar. O mesmo vale para batatas. Cebolas também devem ser pré-cozidas.