Como preparar carne de soja? Veja dicas para conseguir o melhor sabor

A carne de soja é fácil de fazer e uma ótima opção para substituir a carne vermelha. Veja 3 dicas para saber como preparar essa proteína.

Letícia Taets | 27 de Fevereiro de 2021 às 09:00

Gilnature/iStock -

Se você é ou vegetariano ou vegano, com certeza consome ou já consumiu carne de soja. No entanto, este prato traz muitos benefícios também para pessoas onívoras, além de ser barato e fácil de preparar.

Chamada de PTS (proteína de soja) ou PVT (proteína vegetal de soja), a carne de soja é rica em fibras e nutrientes como vitaminas do complexo B e ômega-3. O alimento também auxilia na perda de peso, ajuda a diminuir a pressão arterial, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e contribui para o processo digestivo.

Para te ajudar na preparação de uma proteína de soja super saborosa, separamos aqui 3 dicas infalíveis:

Carne de soja faz bem ao coração. Imagem: Gilnature/iStock

1. Use água quente para hidratar a carne de soja

O primeiro passo para a preparação é hidratá-la: para cada xícara de proteína de soja, use duas de água. Deixe descansar em uma vasilha por 30 minutos. A PTS dobrará de tamanho. Usar água quente nesse processo facilita que ela não fique com gosto rançoso.

Depois de esperar o tempo correto, escorra a proteína de soja em uma peneira e procure enxugar ao máximo o excesso de água com um pano de prato limpo.

2. Adicione limão e/ou bicarbonato de sódio ao hidratar a PTS

Outra dica para ajudar a eliminar o gosto rançoso que a carne de soja pode acabar tendo caso não seja bem preparada é adicionar 1/2 limão e/ou 1 colher (sobremesa) na água quente quando for hidratar a carne de soja.

3. Aposte em vários temperos diferentes

Após escorrer a PTS, para terminar de prepará-la, basta refogar com óleo, sal, alho e cebola e esperar secar.

No entanto, para ter uma carne de soja deliciosa, vá além e aposte em mais temperos: lemon pepper, pimenta do reino, curry, shoyu, cominho em pó e manjericão (desidratado ou fresco) são ótimas pedidas!