Como temperar bife: dicas práticas para o dia a dia

Quando sentir desejo de saborear aquele bife suculento, siga essas dicas de como temperar bife e crie pratos apetitosos de carne na sua casa!

Paula Vieira | 16 de Junho de 2021 às 12:10

TanyaSid/iStock -

Quando bater aquele desejo de saborear um bife suculento, você não precisa ir a um restaurante caro ou pedir um delivery. Desde o tempero ideal para o dia a dia até receitas que abusam da criatividade e despertam novos sabores, você pode saborear aquele gostinho especial na carne preparando-a em casa mesmo.

Basta seguir as dicas práticas de como temperar bife que selecionamos para você!

Como temperar bife – tempero básico

Na correria, o ideal é manter o modo de preparo clássico da carne. Seguindo esta receita, você poupa tempo e, com certeza, o resultado final vai agradar todos os paladares!

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Junte todos os ingredientes em uma tigela.

Passo 2: Misture bem o tempero e aplique-o no bife.

Passo 3: Massageie bem a carne com o tempero para aumentar o sabor. Deixe o bife marinar por cerca de 2 horas antes de fritar ou grelhar.

Agora é só servir e abusar dos acompanhamentos!

Leia também: Bife de alcatra apimentado com manteiga de cebolinha francesa

Confira algumas ideias inovadoras de temperos e combinações com bife de carne!

Bife acebolado com molho de requeijão

O tempero do bife com requeijão vai tornar o prato atraente e delicioso. (Imagem: bhofack2/iStock)

Dá água na boca só de imaginar, não é? O molho de requeijão dá ao bife um sabor único. Para temperar, utilize pimenta, alho, sal e acrescente pequenos pedaços de cebola. Depois que temperar e fritar o bife, na mesma frigideira, acrescente outros pedaços grandes de cebola.

Enquanto frita, mexa bastante até deixar as cebolas bem douradinhas. Em seguida, acrescente água e 200g de requeijão. Mexa bastante com uma colher até que obtenha uma mistura homogênea.

Por fim, sirva o bife e despeje o molho de requeijão e as cebolas por cima. Este prato é ideal para trazer um gostinho diferente para as refeições do dia a dia. Aproveite!

Bife ao molho shoyu

Servido com batatas cozidas, o bife temperado com molho shoyu fica ainda mais irresistível. (Imagem: rodrigobark/iStock)

Esta receita transforma qualquer prato de bife comum em algo a mais! Para temperar o bife ao molho shoyu, basta seguir o modo de preparo básico dos bifes de carne.

Mas, sem exagerar no sal: lembre-se de que o molho shoyu já é bastante salgado! Acrescente em uma frigideira 200 ml de shoyu e, em seguida, misture com a carne já frita e temperada.

Aguarde até o molho shoyu ferver e pronto: o bife estará no ponto para ser saboreado!

Bife de carne moída ao molho inglês

O bife de carne moída fica mais ainda delicioso com diferentes temperos e molhos. (Imagem: from_my_point_of_view/iStock)

Bife de hambúrguer, bolinhos de carne, bife de carne moída… aqui, as nomenclaturas ficam a seu critério! Afinal, é um prato deliciosamente popular. Mas, o sabor com o tempero de molho inglês vai te conquistar!

Para cozinhar, você vai precisar de 500 g de carne moída, ovos, farinha de rosca, salsinha, pimenta e sal.

Em uma bancada limpa, misture a carne, o ovo, a farinha, temperos, a gosto, e azeite. Misture bem até formar uma massa de carne grossa.

Depois, modele os bifes do tamanho que desejar, passe-os em ovo batido, com 10 ml de molho inglês, e na farinha de rosca. Agora é só fritar por apenas 3 minutos. Se desejar, acrescente mais molho inglês no prato já servido, para aumentar o sabor.

Bife ao molho de mostarda

O tempero do bife ao molho de mostarda é uma receita que veio para ficar. (Imagem: Romualdo Crissi/iStock)

Para temperar o bife ao molho de mostarda, você vai precisar de 1 caixa de creme de leite e 5 colheres de sopa de mostarda. No preparo, basta juntar, em uma panela com fogo baixo, o creme de leite, a mostarda, um pouco de azeite e uma cebola cortada em tiras finas. Logo depois, misture o molho que irá se formar na carne pronta e sirva com risoto de arroz ou macarronada. Acredite: este prato tem tudo para se tornar uma iguaria na sua casa!

Experimente esses temperos e abuse da criatividade com o seu bife caseiro – a satisfação é certa!