Ensopado de peixe à portuguesa em apenas 3 passos

Este ensopado de peixe à portuguesa é perfeito tanto para o dia a dia quanto para ocasiões especiais. Veja como fazer e experimente!

Douglas Ferreira | 15 de Junho de 2021 às 12:30

Fudio/iStock -

Que a batata combina com quase tudo a gente já sabe. Mas o que pouca gente sabe é que ela é a combinação perfeita para a textura macia de peixes e frutos do mar. A receita abaixo é perfeita tanto para o dia a dia quanto para ocasiões especiais. Veja como fazer e experimente este delicioso ensopado de peixe à portuguesa.

Ensopado de peixe à portuguesa

Rendimento: 4 porções | Tempo de preparo: 15 minutos + 1 hora de cozimento

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma panela refratária grande e refogue as cebolas ligeiramente por 15 minutos ou até ficarem transparentes. Retire as cebolas e reserve. Tire a panela do fogo.

Passo 2: Faca camadas de fatias de batata, tomate, peixe e cebola na panela até todos os ingredientes terem sido usados, temperando cada camada com sal e pimenta-do-reino. Coloque o tomilho e a folha de louro no topo.

Passo 3: Derrame o caldo de peixe e o azeite restante por cima. Leve a panela novamente ao fogo e, quando ferver, abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 40 minutos ou até o peixe e as batatas ficarem macios. Retire a folha de louro e o tomilho e sirva o prato decorado com tomilho fresco, se desejar.

Dicas do chef!

Se você quiser dar um toque diferente a esta receita, experimente as alterações abaixo:

No passo 1, cozinhe 1 pimentão vermelho, sem sementes e fatiado, e 2 dentes de alho esmagados com as cebolas.

No passo 2, polvilhe as camadas com uma pitada de pimenta-malagueta em pó para obter um sabor picante.