Goiabada cascão caseira deliciosa e fácil de preparar

Popular em todo o Brasil, a goiabada é um doce versátil, delicioso e barato. Veja agora como fazer goiabada cascão caseira e surpreenda-se!

Douglas Ferreira | 22 de Fevereiro de 2021 às 12:00

RHJ/iStock -

Doce tradicional da culinária mineira, a goiabada conquistou o Brasil e o mundo. Feito com poucos ingredientes, esse doce é uma ótima opção de sobremesa para quem não pode gastar muito.

Extremamente versátil, a goiabada também pode ser usada como ingrediente para outros doces como Romeu e Julieta ou cobertura de cheesecakes e bolos.

Ficou com água na boca e quer saber como fazer o doce de goiaba mais popular do mundo? Confira a receita abaixo e aprenda como fazer goiabada cascão caseira!

Receita de goiabada cascão caseira

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Lave bem as goiabas em água corrente e corte as pontas. Em seguida, corte-as ao meio e retire parte da polpa com as sementes. Reserve.

Passo 2: Em um liquidificador, bata por 1 minuto a polpa com as sementes e 4 colheres (sopa) de água. Passe a mistura por uma peneira e coloque o líquido já peneirado em uma panela de fundo grosso.

Passo 3: Pegue as metades da goiaba que você havia reservado e corte em pequenos pedaços. Coloque tudo na panela e acrescente o açúcar.

Passo 4: Com o auxílio de uma colher de pau, misture os ingredientes da panela e leve a fogo médio sempre mexendo para não queimar. Você irá notar que, com o passar do tempo, a goiaba começara a sumir e você obterá um creme vermelho com alguns poucos pedaços de goiaba. Nesse momento abaixe o fogo e continue mexendo. Assim que todos os pedaços de goiaba sumirem e o creme começar a soltar da panela, a sua goiabada está no ponto certo. 

Passo 5: Forre uma assadeira retangular com um filme plástico, despeje o doce e espalhe bem. Deixe descansar por aproximadamente 2 horas. 

Dicas do chef!

Para evitar queimar o seu doce e se queimar, recomendamos que use uma panela grande com fundo grosso e uma colher de pau grande. Assim, você conseguirá manter a mão longe do vapor e evitará queimaduras.