Paella de arroz integral – Uma refeição completa

Receita de um prato típico da Espanha, a paella que além de saborosa e colorida tem um aroma inconfudível. Deve ser feita em uma única panela.

Redação | 13 de Abril de 2019 às 10:00

bhofack2/iStock -

Colorida pelos legumes, frutos do mar e pelo frango, essa refeição é completa e saudável e preparada numa única panela. use arroz integral de grão médio – ao mesmo tempo em que os grãos ficam muito macios, eles também preservam a saborosa consistência típica de uma verdadeira paella.

Rende: 6 porções

Preparo: 30 minutos

Tempo de cozimento: 1 hora e 10 minutos

Ingredientes:

3 1/4 xícaras de caldo de galinha

1/4 de colher (chá) de açafrão ou 1 colher (chá) de páprica

4 colheres (chá) de azeite de oliva

2 salsichas de frango cozidas, fatiadas

300 g de sobrecoxa de frango, sem pele, sem osso, em pedaços de 4 cm

1 cebola média, picada

1 pimentão pequeno verde ou vermelho, sem sementes, cortado em cubinhos

2 dentes de alho socados

1/8 colher (chá) de pimenta-vermelha amassada

400 g de tomates cortados em cubinhos

1 xícara de arroz integral

350 g de camarões médios, sem casca

1 lata de corações de alcachofra, escorridos, cortados ao meio

1 xícara de vagem

Fatias de limão de casca amarela

Preparo:

1 Coloque a água, o caldo de galinha e o açafrão para ferverem numa panela pequena. Tire do fogo, tampe e reserve.

2 Aqueça 2 colheres do azeite, numa frigideira alta com tampa, em fogo médio. Em seguida, doure as salsichas de ambos os lados, por 2 a 3 minutos. Coloque-as num prato. Doure os pedaços de frango por igual, por 3 a 5 minutos.

3. Coloque as restantes 2 colheres (sopa) do azeite na frigideira com a cebola e o pimentão. Refogue, mexendo sempre, até que estejam macios e comecem a ficar dourados – de 3 a 4 minutos. Acrescente o alho e a pimenta-vermelha e refogue, mexendo, até levantar o aroma – de 20 a 30 segundos. Junte o tomate e refogue, mexendo e amassando com uma colher de pau, até que a maior parte do suco tenha evaporado – de 3 a 5 minutos.

4. Acrescente o arroz e mexa bem para pegar todo o tempero. Despeje o caldo de galinha, junte as salsichas e o frango e deixe ferver em fogo baixo. Tampe e deixe cozinhar por 45 minutos. Se a paella ficar seca, acrescente um pouco mais do caldo já pronto ou de água.

5. Adicione o camarão, a alcachofra e a vagem e mexa. Tampe e cozinhe até que o arroz fique macio, o camarão rosado, e a maior parte do caldo tenha sido absorvida – cerca de 5 minutos. Tire do fogo e deixe descansar, tampada, durante 5 minutos. Sirva com o limão. Uma porção: 1 1/2 xícara.