Pão de batata simples e descomplicado

A batata é um alimento extremamente versátil e que possibilita diversas formas de preparo. Veja como fazer um delicioso pão de batata simples!

Douglas Ferreira | 8 de Junho de 2021 às 13:00

Leonidas Santana /iStock -

A batata é um alimento extremamente versátil e que possibilita diversas formas de preparo. Uma das mais populares certamente é a batata frita, mas há ainda uma outra forma um pouco mais criativa de se usar a batata: para fazer pão. Ficou curioso? Veja abaixo como fazer um delicioso pão de batata simples e caseiro.

Pão de batata simples

Rendimento: 2 pães de forma pequenos

Tempo de preparo: 25 minutos + 1 hora levedando

Tempo de cozimento: 1 hora

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma panela com água fervente, cozinhe as batatas por 15 minutos ou até ficarem macias. Escorra, reservando 300 ml da água do cozimento. Quando estiverem frias o suficiente para serem manejadas, descasque-as, amasse-as até obter uma consistência lisa e deixe esfriar.

Passo 2: Peneire 4 3/4 de xícara (600 g) da farinha em uma tigela grande junto com o sal. Adicione as batatas amassando com os dedos até misturar bem e, então, adicione o fermento. Despeje o melaço na água do cozimento reservada, acrescente-os à mistura de farinha e mexa bem com as mãos. Junte uma quantidade suficiente da farinha restante até obter uma massa macia, porém não pegajosa.

Passo 3: Transfira a massa para uma superfície farinhenta e amasse por 5 minutos ou até ficar com uma consistência lisa e elástica. Coloque em uma tigela grande untada com óleo, cubra com um pano de prato limpo e deixe em um lugar morno por 40 minutos ou até ficar bem levedada.

Passo 4: Transfira para uma superfície farinhenta. Soque a massa e amasse-a por 3 minutos. Divida-a ao meio e molde um pequeno pão de forma com cada pedaço. Coloque em duas formas de pão de forma com capacidade para 500 g cada uma, bem untadas. Cubra e deixe levedar por 20 minutos.

Passo 5: Enquanto isso, preaqueça o forno a 180ºC. Asse os pães por 40 a 45 minutos ou até ficarem bem crescidos e dourados. Eles devem parecer ocos ao receberem batidas leves na base, após serem desenformados. Deixe-os em uma grade de arame para esfriar. Guarde em um recipiente hermético por até 1 semana.

Dicas do chef!

Utilizar a água do cozimento da batata na massa não só enriquecerá o sabor como também reterá as vitaminas e os minerais que foram transferidos para a água durante a fervura.

Para um pão de batata mais saudável, substitua metade da farinha de trigo por farinha integral.