Purê de maçã: veja como preparar essa sobremesa deliciosa

Procurando uma sobremesa diferente? Veja agora como fazer um purê de maçã delicioso com poucos ingredientes e sem muito trabalho!

Douglas Ferreira | 11 de Março de 2021 às 12:00

Cristiane Krüger/Reader's Digest -

A maçã é uma das frutas mais populares no Brasil. Barata e fácil de ser encontrada, ela está presente na casa de muitos brasileiros. Contudo, pouca gente sabe é que além de servir como ingrediente para a torta de maçã e para o suco de maçã, essa fruta versátil também pode render um delicioso purê.

Veja agora como fazer um purê de maçã delicioso com poucos ingredientes e sem muito trabalho!

Purê de maçã com chantili e flocos crocantes

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Descasque as maçãs, divida cada uma em quatro partes e elimine as sementes. Pique os pedaços e coloque em uma panela, juntando aproximadamente 150 ml de água, 60 g de açúcar e a canela. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, durante aproximadamente 5 minutos, até amolecer os pedaços de maçã.

Passo 2: Enquanto isso, derreta a manteiga em uma frigideira, adicione o restante do açúcar (20 g) e a aveia e deixe caramelizar em fogo médio, mexendo sempre.

Passo 3: Acrescente mais açúcar, se quiser. Coloque os flocos crocantes sobre um prato e deixe esfriar.

Passo 4: Retire a canela da compota de maçã, tire também as maçãs, com ajuda de uma escumadeira, e passe pelo mixer ou use o liquidificador para fazer um purê, acrescentando um pouco do líquido. Misture este purê com suco de limão, adoce a gosto e deixe em recipiente tampado na geladeira.

Passo 5: Para servir, distribua o purê de maçã em quatro tigelinhas. Bata o creme de leite em ponto de chantili e coloque uma colherada sobre cada porção de creme. Salpique com os flocos crocantes.

Dicas do chef!

Em vez de caramelizar flocos de aveia, você também pode esfarelar wafers de chocolate ou biscoitos amaretto e salpicar sobre o chantili.