Receita de chantilly caseiro superfácil e rápido

Ainda tem dúvidas de como fazer uma receita de chantilly com creme de leite? Confira o modo de preparo aqui e dicas para fazer um delicioso!

Paula Vieira | 23 de Novembro de 2020 às 08:00

iStock -

O chantilly é uma receita muito versátil. Pode servir de cobertura para bolos, complemento naquele milkshake, e até mesmo ser comido puro ou misturado com algumas frutinhas picadas.

Para fazê-lo, basta usar dois ingredientes: creme de leite e açúcar. E para obter a consistência necessária, você precisará aprender o segredo de como bater da maneira certa, que vamos mostrar neste post.

Mas antes de começar, você já deve saber que o chantilly não é uma sobremesa brasileira.

O creme surgiu na França e foi criado pelo cozinheiro François Vatel. O nome tem origem no Château de Chantilly, onde o cozinheiro trabalhou.

Você também deve reconhecer esse nome por outro motivo: foi lá onde o jogador Ronaldo e a apresentadora Daniella Cicarelli se casaram, em 2005.

Para se preparar um bom chantilly caseiro, é importante deixar o creme de leite fresco na geladeira durante 12 horas. Este creme de leite costuma ficar no setor de refrigerados no mercado, e vem em caixinha ou garrafinha.

O chantilly feito com o creme de leite da caixinha UHT, mais tradicional, pode não funcionar.

Receita de chantilly com creme de leite

O chantilly está na consistência ideal quando não solta da pá da batedeira (Budko/iStock)

Ingredientes

Como fazer

Passo 1: Em uma batedeira, coloque o creme de leite, o açúcar e a essência de baunilha.

Passo 2: Bata em velocidade máxima. O tempo pode variar entre 3 e 5 minutos. Por isso, é importante ter atenção ao ponto do chantilly, que deve ser firme e ficar grudado no batedor quando desligar a batedeira.

Passo 3: Leve o creme à geladeira por 10 minutos para obter uma consistência ainda melhor.

Chantilly com morangos é uma sobremesa rápida e prática (Petr Kazilek)

Ah! E aqui vai uma dica se você quiser preparar uma sobremesa simples e rápida usando o chantilly: misture morangos ao creme ou monte camadas com a fruta. Fica uma delícia!

E se quiser, confira outras receitas com chantilly aqui: