3 versões imperdíveis de quibe para o seu almoço

Gosta de quibe? Confira não apenas uma receita de quibe, mas três delas para variar na hora da sua refeição e caprichar!

Paula Vieira | 16 de Novembro de 2020 às 09:00

-

Prato típico do Oriente Médio, o quibe caiu nas graças dos brasileiros pelo seu sabor e versatilidade, podendo ser preparado cru, assado ou frito para as principais refeições do dia.

Tradicional em barzinhos, lanchonetes e restaurantes de comida árabe, o quibe foi trazido ao Brasil pelos libaneses, mas, antigamente, estava longe de ser um quitute.

Na verdade, o prato era muito consumido pelas pessoas mais pobres, pois a farinha misturada a carne fazia o alimento render. E assim, saciava a fome das famílias que viviam nas áreas próximas ao Mediterrâneo.

Com o passar dos anos, o quibe foi ganhando cada vez mais fãs, que incorporaram diversos ingredientes à receita, como queijo, presunto, peixe e salada de verduras, que forma o tradicional tabule.

Leia mais: aprenda a preparar uma salada de tabule

Assim, o prato se tornou mais procurado e ganhou o título de iguaria ideal para a hora do almoço.

Para prepará-lo com muito sabor, é preciso apenas combinar a carne moída com a farinha de quibe e temperos, como pimenta, hortelã, cebola, sal e limão, e especiarias como noz moscada, pimenta síria e cominho, por exemplo.

A seguir, veja algumas receitas de quibe para o almoço que vão te dar água na boca.

Quibe de forno aos quatro queijos

Quibe de forno aos quatro queijos para o almoço. (Guia da cozinha)

Esta receita é muito simples e saborosa, e leva aproximadamente uma hora para ser feita. Porém, é importante que a farinha fique de molho durante 4 horas. Para preparar o equivalente a seis porções, você vai precisar:

Ingredientes:

Recheio

Modo de preparo:

Passo 1. Deixe a farinha de molho por quatro horas. Em seguida, escorra a água e aperte, para que ela fique mais sequinha.

Passo 2. Em um tigela, coloque a farinha, a carne moída, a cebola, o alho, as folhas de hortelã, o sal e a pimenta síria. Em seguida, misture bem para o tempero pegar em toda a massa.

Passo 3. Para o recheio, você deve misturar em uma outra tigela a mussarela, o parmesão, o provolone e o requeijão.

Passo 4. Agora é só pegar uma forma ou pirex, untar com azeite e espalhar metade da massa com uma colher, para fazer a primeira camada. Em seguida, coloque o recheio e faça o mesmo movimento de espalhar.

Passo 5. Para finalizar, cubra com a última camada de massa. Leve o quibe ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Quando der esse tempo, retire a forma, polvilhe a mussarela e devolva ao forno por mais 15 minutos. E se você quiser dar um toque final, faça como na imagem e decore o quibe com folhinhas de hortelã ou salsa.

Quibe frito tradicional

Quibe frito é um dos quitutes mais procurados em bares e restaurantes árabes.
(ALLEKO/ iStock)

Essa é aquela tradicional receita de quibe frito, ideal para comer tendo uma cervejinha ou suco bem gelado como acompanhamento. Para dar uma cara mais colorida, você também pode servir o prato com uma salada simples de alface e tomate. Vamos à receita!

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1. Em um recipiente, reserve o trigo e despeje a água fervente. Deixe hidratar por duas horas. Nesse período, a farinha vai sugar toda a água. Sendo assim, use o mesmo recipiente para misturar a carne moída, a cebola, o alho, a hortelã picada, o sal e a pimenta do reino.

Passo 2. Com as mãos, molde os quibes, apertando bem firme, para que ele não desmanche na hora da fritura.

Passo 3. Em seguida, é só colocar os salgadinhos no óleo quente até dourar e escorrer no papel toalha. Pronto para comer!

Quibe cru diferente

Quibe cru diferente é uma receita deliciosa, simples e divertida de preparar.
(Andrea Cupolillo / iStock)

A receita não é muito diferente da tradicional, mas o modo de preparo torna esse prato ainda mais divertido de se preparar.

Gastando menos de uma hora, você terá um quibe cru muito saboroso para servir no almoço em família. Para fazer a receita, você vai precisar:

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1. Use uma peneira para lavar a farinha e deixe-a de molho por até 20 minutos. É importante que ela não fique hidratada demais.

Passo 2. Em seguida, adicione a carne, o sal, a pimenta síria e as folhas de hortelã. Se você tiver um moedor de carne, pode usá-lo para passar os ingredientes e obter uma massa ainda melhor.

Passo 3. No mesmo recipiente, adicione o gelo e mexa bem até dar liga. Agora, é só passar para um pirex ou um belo prato, modelar da forma que você preferir apresentar e servir com bastante azeite e cebola.

Dica extra:

Se você tem dúvida de qual carne escolher, recomendamos o patinho, por ser mais macio e menos gorduroso.

Animou de ir para a cozinha testar as receitas? Aposte nas dicas e tenha um almoço diferente e cheio de sabor.