Receitas para surpreender no Dia das Mães

Confira as melhores receitas para o Dias das Mães. Veja como preparar pratos fáceis e saborosos para o café da manhã, almoço e jantar.

Thaís Garcez | 5 de Maio de 2021 às 10:00

nd3000/iStock -

O Dia das Mães está chegando! E para fazer bonito nessa data, que tal preparar uma refeição deliciosa para comemorar? Mas se você não é muito bom na cozinha, não se preocupe, pois selecionamos receitas fáceis de preparar. São menus completos para o café da manhã, almoço e janta para fazer sem medo.

Além disso, reunimos algumas sugestões de acompanhamentos e bebidas para completar o cardápio. Então, não perca tempo. Confira as receitas a seguir e faça o seu Dia das Mães mais alegre e saboroso.

Receita para o café da manhã do Dia das Mães

Pão de queijo de tapioca

Além de fácil de fazer, o pão de queijo de tapioca é uma delícia. (Imagem: lovelypeace/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma tigela, coloque a goma de tapioca, o queijo parmesão, o cream chesse e o sal. Então, misture bem até formar uma massa homogênea.

Passo 2: Em seguida, faça bolinhas com a massa e coloque em uma forma untada com manteiga. Deixe um espaço entre uma bolinha e outra. Leve ao forno, a 200 °C, e deixe por 25 minutos ou até dourar. Depois desse tempo, os pães de queijo de tapioca estarão prontos para serem saboreados.

Para acompanhar essas delícias no café da manhã do Dia das Mães, prepare um cappuccino. Veja como é fácil fazer!

Receitas para o almoço

Risoto de alho-poró

Mas se você quer algo sofisticado e simples de fazer, escolha esse risoto incrível. (Imagem: mythja/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Primeiramente, coloque em um panela o caldo de legumes para aquecer. Mas quando começar a ferver desligue. Enquanto isso, em outra panela, refogue na manteiga o alho, a cebola e o alho-poró. Deixe até a cebola ficar dourada.

Passo 2: Em seguida, acrescente o arroz e o vinho branco. Mexa para misturar os ingredientes e deixe até o álcool evaporar e chegar a uma consistência cremosa. Pode mexer de vez em quando.

Passo 3: Aos poucos, vá colocando o caldo de legumes na panela do arroz; uma concha por vez. Mexa até o líquido reduzir. Quando isso acontecer, despeje mais caldo na panela. Repita o processo até o caldo chegar ao fim. Então coloque um pouco de sal e desligue o fogo quando o arroz estiver cozido (al dente).

Passo 4: Depois, adicione o queijo parmesão e o queijo mascarpone no arroz e misture delicadamente, até o queijo derreter e incorporar ao risoto. Em seguida, coloque uma porção no prato e finalize com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora.

Mas se estiver sem ideia de qual carne preparar, experimente fazer esse delicioso rosbife com ervas. O sabor é incrível!

Bellini com suco de pêssego

Bellini é um drink leve que pode ser consumido na hora do almoço. (Imagem: bhofack2/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Primeiro é preciso fazer o suco de pêssego. Então, descasque os pêssegos, corte-os em fatias grandes e coloque no liquidificador. Depois, acrescente o suco de limão, o açúcar e a água gelada. Bata até o suco ficar bem homogêneo, sem pedaços.

Passo 2: Em seguida, em uma taça de champagne, coloque ¾ do suco e depois complete com espumante. O drink leve perfeito para o Dia das Mães.

Mas se a sua mãe não toma bebida alcoólica, veja como preparar um refrigerante caseiro delicioso.

Brigadeiro de churros

Para finalizar o almoço com muita doçura aposte nesses brigadeiros de churros. (Imagem: klebercordeiro/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco picado. Em fogo baixo, vá mexendo até a mistura ficar homogênea. Mas só pare de mexer quando der o ponto de brigadeiro, ou seja, quando o brigadeiro começar a desprender do fundo da panela. Assim que chegar no ponto, apague o fogo e deixe esfriando.

Passo 2: Depois de esfriar, passe um pouco de manteiga nas mãos e pegue uma colherada do brigadeiro para enrolar. Mas antes de fazer a bolinha, abra a massa na mão e coloque um pouco de doce de leite no meio, então enrole. Em seguida, passe a bolinha na mistura de açúcar e canela. E para finalizar coloque, com um bico de confeiteiro, mais um pouco de doce de leite em cima do brigadeiro.

Quer outra sugestão de sobremesa para o Dia das Mães? Então confira o passo a passo de um mousse de morango sensacional.

Receitas para o jantar

Almôndegas de salmão

Essas almondegas de salmão vão conquistar o paladar da sua mãe. Acredite! (Imagem: _LeS_/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Em um processador, triture bem o salmão com a cebola (fatiada) e o dente de alho. Depois, transfira o conteúdo para uma tigela e adicione os temperos: orégano, páprica, sal e pimenta. Agora, misture bem para incorporar os ingredientes.

Passo 2: Em seguida, acrescente a clara de ovo e a farinha de rosca e mexa bem, até ficar uma massa homogênea. Com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e vá formando bolinhas com as mãos; unte as mãos com um pouco de azeite para facilitar. Se quiser, pode acrescentar um cubinho do queijo da sua preferência no meio da almôndega antes de fazer a bolinha.

Passo 3: Depois de formar todas as almôndegas, frite-as com um pouco de óleo em uma frigideira. Mas se preferir pode levá-las ao forno, pré-aquecido em 200 °C, por 30 minutos ou até elas ficarem douradas.

Esse prato combina muito bem com uma salada de legumes. Mas também pode ser servido com um arroz à grega soltinho. Veja como preparar!

Crumble de maçã

Mas depois do prato principal, só esse crumble para deixar tudo perfeito. (Imagem: Naijoe1971/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Primeiramente, descasque as maçãs e corte-as em cubinhos. Depois, coloque-as em uma tigela e adicione o suco de ½ limão, o açúcar cristal, a noz moscada e a canela em pó. Então mexa com uma colher para misturar os ingredientes e depois leve para a geladeira.

Passo 2: Em outro recipiente coloque a farinha de trigo, o açúcar mascavo e a manteiga sem sal. A manteiga deve estar gelada e cortada em cubinhos. Então misture todos os ingredientes com as mãos, até formar uma farofa.

Passo 3: Em seguida, em um ramequim ou em uma travessa, coloque a mistura de maçã e depois a farofa doce por cima. Porém, se estiver fazendo em um ramequim coloque mais maçã do que farofa em cada um. Depois, leve ao forno por 30 minutos, a 180 °C. Ao final do tempo o crumble estará pronto para ser servido com uma bola de sorvete como sobremesa do Dia das Mães!

Mas se sua mãe não puder comer doce, confira essas outras 3 receitas deliciosas e sem açúcar!