Rocambole de carne e espinafre: delicioso e levinho!

Aprenda como preparar este rocambole de carne com espinafre super saudável e delicioso para um almoço de respeito!

Redação | 8 de Julho de 2019 às 10:00

Martin Brigdale, Gus Filgate, William Lingwood e Sean Myers -

Os legumes e a aveia tornam este rocambole de carne maravilhosamente úmido e leve. Quando cortado, a camada cremosa de espinafre se revela numa bela espiral. O prato é perfeito para ser servido com legumes variados assados, como batata, abobrinha e cebola roxa.

Além disso, o espinafre fornece quantidades consideráveis de vários antioxidantes, como as vitaminas C e E. Também oferece compostos carotenoides e boas quantidades de vitaminas do complexo B, entre elas folato, niacina e B6. E a aveia em flocos é uma excelente fonte de fibra solúvel, que pode ajudar a reduzir níveis altos de colesterol no sangue.

Confira a seguir a receita de rocambole de carne que serve 6 pessoas. O tempo de preparo é 45 minutos, mais 10 minutos de repouso e 50 minutos de cozimento.

Ingredientes

Modo de preparo

1.

Aqueça o azeite numa panela em fogo moderado. Coloque a cebola e o alho e refogue, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos ou até as cebolas
ficarem macias e douradas.

2.

Transfira metade das cebolas para uma tigela grande e reserve. Adicione os tomates com seu suco, o caldo e as ervas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe ferver, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando, enquanto prepara o rocambole.

3.

Preaqueça o forno a 180ºC. Lave o espinafre, coloque-o numa panela grande com uma tampa de encaixe perfeito e cozinhe em fogo alto por 2 a 3 minutos, sacudindo frequentemente a panela, até as folhas murcharem.

4.

Ponha o espinafre num escorredor. Quando estiver frio o suficiente para ser manuseado, esprema-o com as mãos, pique-o grosseiramente e coloque-o numa tigela. Junte o creme de leite e tempere com metade da noz-moscada e sal e pimenta-do-reino a gosto.

5.

Ponha a carne bovina e a suína na tigela com as cebolas reservadas.
Acrescente o aipo, a cenoura, a aveia, o tomilho, o leite, o ovo, a mostarda
e o restante da medida de noz-moscada. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Com as mãos, misture bem os ingredientes.

6.

Abra um pedaço grande de filme de PVC sobre a superfície de trabalho e coloque a carne no centro. Com uma espátula, espalhe a carne, de modo a formar um retângulo de 23 x 18 cm. Espalhe o espinafre de forma homogênea sobre toda a carne, deixando uma borda de 1 cm por toda a
volta. Começando da extremidade mais curta, enrole cuidadosamente a carne e o espinafre, usando o filme de PVC para ajudar. Aperte os lados para fazer o acabamento e coloque o rocambole num tabuleiro antiaderente, descartando o filme de PVC.

7.

Ponha o bolo de carne, sem cobri-lo, no centro do forno, e asse por 45 minutos. Depois, retire-o do forno e pincele-o levemente por toda a superfície com um pouco de molho de tomate. Leve-o novamente ao forno
por mais 5 minutos para formar uma cobertura e dourar um pouco. Para
testar se está pronto, insira um palito no centro e deixe-o ali por alguns segundos — deve estar bem quente quando for encostado de leve nas costas da mão.

8.

Quando o rocambole de carne estiver pronto, retire-o do forno, cubra-o folgadamente com papel-alumínio e deixe descansar por 10 minutos. Sirva cortado em fatias, com o restante do molho de tomate.

Dicas e sugestões