Saiba como fazer um pudim lisinho e sem furinhos

Confira a receita e os segredos para fazer um pudim de leite condensado sem furinhos, cremoso e consistente.

Paula Vieira | 28 de Janeiro de 2021 às 09:00

ribeirorocha/iStock -

O pudim de leite condensado é uma das sobremesas mais tradicionais entre os brasileiros, porém as preferências variam. Enquanto alguns não dispensam o pudim com furinhos, outros gostam da versão mais lisinha, que vamos ensinar a fazer neste post.

Leia mais: Receita de pudim de pão com leite condensado fácil e rápida

O processo para fazer um pudim lisinho não tem segredo e é muito simples. Basta retirar a espuma que fica sobre a mistura dos ingredientes e coar, para que as bolhas de ar não passem. Além disso, é importante assar a sobremesa no forno em temperatura baixa.

Vai demorar um pouco mais do que o tempo da receita tradicional, mas é certo que fique do jeito que você mais gosta! Confira a receita.

Pudim de leite condensado sem furinhos

Pudim de leite condensado é uma das sobremesas mais tradicionais entre os brasileiros (dririchetto/iStock).

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma panela, coloque a água e o açúcar e deixe ferver até ficar numa cor mais amarelada.

Passo 2: Na forma que você vai usar para o pudim, despeje o caramelo, espalhando por toda a base, inclusive nas laterais. Agora, vamos ao preparo do pudim!

Passo 3: Pré-aqueça o forno a 170ºC ou na temperatura mínima. E coloque a água do banho-maria para esquentar.

Passo 4: Bata todos os ingredientes restantes no liquidificador por 4 minutos e deixe descansar por mais 5 minutos, para que a espuma suba.

Passo 5: Como é a espuma a responsável pelo pudim ficar aerado, é importante que você use uma colher para retirá-la e passe em um coador em seguida, já colocando o líquido direto na forma. Assim, ele vai ficar lisinho.

Passo 5: Coloque o recipiente em uma forma maior, com a água do banho-maria, e cubra com papel alumínio.

Passo 6: Leve ao forno por 30 minutos. Em seguida, retire o papel alumínio e deixe terminar de assar. Para ficar cremoso e lisinho, assando na temperatura mínima, o pudim pode demorar até 2 horas para ficar pronto.

Passo 7: Retire do forno e coloque para esfriar na geladeira.

Passo 8: Quando esfriar, estará pronto para servir. Para ajudar a desenformar, você pode passar a forma pelo fogo, assim o caramelo vai derreter um pouco, soltando a sobremesa. Antes de desenformar o pudim, pense no recipiente, porque a calda pode escorrer, então opte por um que não vaze.