Tahine: entenda o que é e como fazer em casa

Veja como preparar um tahine, delicioso prato árabe que vai bem com tudo. Pode ser consumido sozinho ou usado em receitas. Confira!

Thaís Garcez | 8 de Abril de 2021 às 09:00

egal/iStock -

Alimento muito comum no preparo de receitas orientais e do mediterrâneo, o tahine tem como característica principal a sua versatilidade. Essa pasta feita de gergelim também pode ser um ótimo complemento para entradas ou até mesmo uma boa opção para passar no pão ou biscoitos. Seu sabor único deixa qualquer prato especial.

Mas como fazer tahine? O tahine pode ser preparado com qualquer tipo de gergelim (branco, marrom ou preto). Entretanto, vale dizer que o resultado final terá a cor da semente escolhida. Essa receita não tem mistério, já que leva somente 1 ingrediente: o gergelim. Mas se você quiser, pode acrescentar um pouco de óleo de coco; te explicamos a seguir.

Leia também: Aprenda a preparar a kafta, prato árabe simples e delicioso

Além de delicioso, o tahine também é rico em nutrientes, portanto não precisa se preocupar com a dieta pois ele é muito saudável. Em sua composição, podemos encontrar vitaminas, proteínas e minerais, são eles: cálcio, ferro, cobre, magnésio, vitamina E, zinco, vitaminas do complexo B e fósforo. Trazendo, pois, diversos benefícios para sua saúde.

Sendo assim, vamos à receita para que você possa preparar essa iguaria vinda do Oriente Médio e saborear quando quiser. Fique atento ao modo de preparo!

Receita caseira de Tahine

O tahine é um dos alimentos mais versáteis que há, além de ser muito saboroso. (Imagem: alpaksoy/iStock)

Ingrediente:

Modo de preparo:

Passo 1: Primeiramente, é preciso lavar as sementes em água corrente. Em seguida, seque-as e coloque-as bem espalhadas em um tabuleiro para tostar levemente. Leve ao forno e deixe por aproximadamente 5 minutos. Mas é preciso estar atento, pois elas podem queimar muito rápido. Você também pode tostar as sementes em uma panela ou frigideira, deixando-as em fogo médio também por 5 minutos; sempre mexendo para não queimar.

Passo 2: Depois de tostadas, deixe esfriar um pouco e despeje em um processador de alimentos. Seu aparelho precisa ser bem potente, caso contrário o tempo de preparo será maior. Ligue o processador em potência máxima e deixe bater até começar a grudar o gergelim nas paredes do recipiente (a princípio, o gergelim se tornará uma farofa, e depois uma pasta). Quando isso acontecer, interrompa e desprenda com uma espátula o que estiver grudado. Repita esse processo quantas vezes for preciso, até a mistura ficar homogênea e cremosa.

Se você quiser que a pasta fique ainda mais cremosa, pode acrescentar 300 ml de óleo de coco no início do processamento. Porém, esse tipo de preparo diminui a validade do produto para 1 mês, conservando na geladeira.

Passo 3: Assim que o tahine estiver pronto, bem liso e homogêneo, transfira-o para um pote de vidro que possa ser fechado. Você pode mantê-lo na geladeira por até 3 meses e consumir puro ou como ingrediente de outras receitas.