Tucupi caseiro: veja como preparar de forma segura

Já ouviu falar do tucupi? Esse líquido extraído da mandioca brava é ótimo e superversátil, mas requer atenção e cuidado ao prepará-lo.

Letícia Taets | 4 de Maio de 2021 às 09:00

wagnerokasaki /iStock -

O tucupi é um sumo feito a partir da mandioca brava, bastante típico da região amazônica. Versátil, pode ser tanto tomado sozinho, em forma de caldo, como usado na preparação de diversos outros pratos. No entanto, para que o consumo do tucupi seja seguro, é de extrema importância seguir as regras de preparação.

De acordo com Ana Vânia Carvalho, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, do Pará, o tucupi deve ser fermentado por 24 horas e cozido por 40 minutos antes do seu consumo. Isto ocorre pois, inicialmente, o tucupi é venenoso em virtude da presença do ácido cianídrico assim que sua extração ocorre.

Com este sumo, é possível preparar o tradicionalíssimo tacacá, rabada no tucupi, arroz paraense, pato no tucupi, lagostim e muito mais! Veja agora como fazer o tucupi em casa!

Receita de caldo de tucupi caseiro

Tempo de preparo: 24h de fermentação + 4 horas de descanso + 40 minutos de fervura | Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Modo de Fazer:

Passo 1: Descasque a mandioca, corte-a em pedaços médios e bata com a água aos poucos em potência alta por 5 minutos. Observe o quanto o seu liquidificador suporta e vá batendo aos poucos.

Passo 2: Coe o líquido em um coador de voal e, após coar, leve novamente ao liquidificador. O ideal é usar pouca água, para que o caldo fique mais concentrado.

Passo 3: Em seguida, quando o líquido estiver homogêneo (isto é, sem pedacinhos de mandioca), deixe o líquido descansar por 4 horas em um recipiente, preferencialmente de vidro.

Passo 4: Depois desse período, separe o amido depositado no fundo do líquido amarelo.

Passo 5: Deixe o líquido fermentar por no mínimo 24 horas, coberto com um pano. Este passo é importante para que o veneno do tucupi seja eliminado

Passo 6: Depois das 24 horas, despeje o líquido para uma panela e acrescente o restante dos ingredientes. Leve ao fogo e deixe ferver por no mínimo 40 minutos.

Passo 7: Espere esfriar, coe mais uma vez e está pronto! Bom apetite.