11 benefícios do ora-pro-nóbis para sua saúde





Popular em todo o Brasil, o ora-pro-nóbis é uma planta que possui um alto teor de proteína. Muito consumida pelos veganos e vegetarianos como substituto da carne como fonte proteica, a planta pode ajudar não só na dieta, mas em várias outras questões de saúde devido à sua riqueza nutricional.

O ora-pro-nóbis é rico em vitamina C, vitamina A, ferro e possui alto teor de fibras e propriedades antioxidantes, por essas e outras características, ele pode ajudar no combate e na prevenção de várias doenças. Confira abaixo alguns dos benefícios do ora-pro-nóbis.

1. Auxilia no funcionamento do intestino

Por ser rico em fibras, o ora-pro-nóbis ajuda muito na saúde e no funcionamento do intestino. Há cerda de 4,88 gramas de fibra em cada 100 gramas da folha em natura e, na farinha, são 39 gramas de fibra a cada 100g. Essa ingestão de fibra acompanhada de uma boa alimentação e hidratação equilibrada ao longo do dia ajuda a regularizar o intestino, diminuindo o risco de constipação, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores.

2. Ajuda no tratamento da anemia

Uma publicação realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelou que a grande quantidade de proteína e ferro presentes na planta auxilia no tratamento da anemia. Isso ocorro porque a anemia, muitas vezes, é causada pela deficiência do mineral, gerando a diminuição de concentração da hemoglobina ou produção de hemácias.

3. Possui ação anti-inflamatória e antioxidante

Um estudo realizado pela Universidade de Juiz de Fora (MG) apontou que a planta é altamente eficaz para o tratamento de doenças inflamatórias da pele devido às suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Essa ação da planta contribui para a regeneração do DNA e também na prevenção de cânceres. O chá da planta tem função depurativa, ajudando em problemas inflamatórios como cistite e úlceras, sendo útil também na prevenção de varizes.

4. Tem efeito analgésico

Estudos também revelam que, além de anti-inflamatória, o ora-pro-nóbis também é capaz de reduzir as dores causadas pelas inflamações.

5. Fonte de proteína

Cerca de 25% da composição da planta é de proteína, tornando-a uma fonte complementar de proteína, equivalente a uma dose de whey protein ou a três ovos. Desta forma, muito recomendada e procurada por vegetarianos e veganos. Veja também outros alimentos para ter uma dieta vegetariana bem equilibrada!

6. Fonte de ácido fólico

Cada 100 gramas do ora-pro-nóbis possui, aproximadamente, 19,3 mg de ácido fólico. Por ser rica em ácido fólico, a planta é recomendada para a dieta de gestantes, uma vez que ele é um nutriente essencial para o início da gravidez. Quando consumida por mulheres grávidas, o ora-pro-nóbis pode auxiliar na formação do cérebro do bebê e prevenir uma má formação na estrutura embrionária do feto.

7. Ajuda no controle da diabetes

As fibras presentes na planta são capazes de ajudar o organismo a controlar os níveis de açúcar no sangue, ajudando no controle da diabetes. Isso porque as fibras são capazes de absorver e distribuir os açúcares provenientes nos alimentos de forma mais lenta.

8. Auxilia na hidratação da pele e cabelo

A vitamina A (retinol), também em abundância na planta, auxilia na hidratação da pele e dos cabelos.

9. Fortalece o sistema imunológico

Pela quantidade de vitamina C em sua composição, a planta também fortalece o sistema imunológico, auxiliando o corpo a se proteger de doenças. Além dessa vitamina, a erva também possui vitamina A, que fortalece a saúde dos olhos, juntas elas evitam o envelhecimento precoce da pele.

10. Diminui o colesterol

A folha também ajuda na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) cujo o aumento pode causar diversos problemas de saúde como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto.

11. Ajuda a manter os ossos e articulações saudáveis

A planta também é rica em cálcio e magnésio, minerais essenciais para a saúde dos ossos, dentes, articulações, intestino e cérebro.

Como consumir o ora-pro-nóbis

O ora-pro-nóbis pode ser consumido de quatro formas distintas, são elas:

  • Inteira: em saladas, refogadas ou como acompanhamento de outras refeições.
  • Farinha: depois de secas é só triturá-las até transformá-las em pó.
  • Cosmético: para auxiliar na hidratação de pele e cabelos.
  • Chá: basta ferver 2 colheres de chá de ora-pro-nóbis desidratada em pó.

Embora não tenha sido encontrados efeitos colaterais do uso da planta, é sempre recomendável consumir com moderação. Cerca de 100 gramas da planta por dia são suficientes para suprir as necessidades de ferro, zinco e manganês na dieta de um adulto.