7 benefícios da taioba para a saúde

A taioba é uma hortaliça rica em vitaminas e minerais, que aumentam a imunidade e fortalecem a saúde Conheça os benefícios da taioba.

Paula Vieira | 11 de Maio de 2021 às 12:00

-

A taioba é uma hortaliça rica em nutrientes que ajudam a melhorar o aspecto da pele, a imunidade, a combater problemas cardiovasculares e a prevenir a anemia. Os benefícios da taioba são inúmeros, pois ela é uma grande aliada da saúde. Mas apesar de ser um verdadeiro remédio, ela fica muito saborosa quando é refogada no alho e na cebola e também quando se torna ingrediente de sucos e sopas após cozida.

Porém, é preciso ter atenção ao consumir o vegetal, pois a taioba deve ser da espécie Xanthosoma sagittifolium, que não é venenosa. Veja abaixo outros benefícios da taioba!

7 benefícios da taioba para a saúde

A taioba pode ser consumida refogada, em sucos, sopas e como acompanhamento. Confira os benefícios da taioba! (iStock/Rodrigo Moreira)

1. Previne e combate a anemia

A taioba é rica em ferro, um mineral essencial para a formação da hemoglobina. Essa proteína é responsável por transportar o oxigênio pelo sangue. Quando o corpo sente falta, surge a anemia. Além disso, o vegetal possui ácido fólico, que ajuda a formar glóbulos vermelhos saudáveis.

2. Faz bem para os olhos

A vitamina A e o betacaroteno presentes na taioba melhoram a saúde dos olhos e evita que alguns problemas de visão surjam, como cegueira noturna e ressecamento dos olhos. Confira aqui outras 10 dicas para a saúde dos olhos!

3. Aumenta a imunidade

O ácido fólico e as vitaminas A, B e C da taioba aumentam a produção de glóbulos brancos, que são essenciais para combater infecção. Sendo assim, é uma grande aliada quando o assunto é fortalecer o sistema imunológico.

4. Combate problemas de tireoide

O cobre presente na hortaliça ajuda a equilibrar os hormônios da tireoide, e assim evita o surgimento do hiper e do hipotireoidismo.

5. Ajuda a evitar o envelhecimento precoce

Os antioxidantes da taioba atuam contra os radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Além disso, outro benefício é que a vitamina C estimula a produção de colágeno, diminuindo a flacidez e o surgimento de rugas e linhas de expressão.

6. Auxilia o bom humor

A taioba também pode ajudar muito quem tem depressão ou está precisando daquele empurrãozinho para dar um up na autoestima. Isso acontece porque ela é rica em vitamina B6, que é um importante componente para aumentar a produção de neurotransmissores cerebrais, como a serotonina e a dopamina, responsáveis pela melhora do bom humor e aumento do relaxamento.

7. Auxilia no funcionamento do sistema digestivo

As fibras da taioba ajudam da digestão e contribuem para a melhoria do funcionamento do intestino. E assim, auxiliam quem tem prisão de ventre. Confira aqui algumas outras estratégias para lidar com a constipação.

Como preparar a taioba

A taioba é muito fácil de preparar e fica pronta em cinco minutinhos. Assim, basta refogar em uma frigideira com alho e cebola se for usar como acompanhamento. E se você quiser fazer um suco, refogue sem tempero.

A taioba refogada fica uma delícia como acompanhamento em qualquer almoço (iStock/Rodrigo Moreira)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Lave bem as folhas e pique da mesma forma que você costuma fazer com a couve. Reserve. Em uma panela, coloque uma colher de azeite, o alho e a cebola para dourar. Em seguida, adicione a taioba cortada e o sal. Misture para refogar e sirva.