7 dúvidas mais comuns sobre unhas postiças





As unhas postiças são grandes aliadas das mulheres que fazem questão de manter as mãos impecáveis. Elas podem ser aplicadas em casa e usadas tanto como solução de última hora para uma ocasião importante quanto como ajuda para perder o hábito de roer as unhas.

Publicidade

Apesar de não serem nenhuma novidade, hoje em dia há diversos modelos disponíveis. Já existem unhas postiças flexíveis, por exemplo, que garantem mais conforto, unhas que já vêm pintadas ou até mesmo unhas decoradas, e há também as que são autocolantes que oferecem ainda mais praticidade.

Como aplicar unhas postiças?

Aplicar uma unha postiça é mais fácil do que você imagina. O primeiro passo é experimentar as unhas e separar quais se encaixam melhor em cada dedo. Em seguida, é preciso lixar e limpar para que não fique qualquer resíduo de esmalte ou outras impurezas na unha natural.

Imagem: Aliseenko/iStock

Algumas marcas incluem um lencinho umedecido na embalagem para a limpeza das unhas, se esse não for o caso, use um pedaço de algodão com uma solução de acetona ou álcool 70%.

Se as unhas postiças não forem autocolantes, esse é o momento de aplicar a cola própria para unhas e colá-las. Comece sempre pelo dedo mindinho e deixe o polegar por último. Além disso, tome cuidado para não usar mais que o necessário e acabar tendo mais trabalho para limpar depois.

Aplique a unha postiça sobre a unha natural com cuidado para que fique confortável e não crie bolhas de ar e pressione por no mínimo 30 segundos.

Por fim, aguarde o tempo indicado pelo fabricante para lixar ou cortar as unhas com um alicate próprio e aplique o esmalte.

Posso colar unha postiça com Super Bonder?

Não! Super Bonder e outros tipos de colas instantâneas não são adequados para uso no corpo humano e podem enfraquecer e ressecar as unhas naturais, além de causar alergias e machucados na pele.

Publicidade

Quanto tempo elas duram?

Em média, uma semana. Para alongamentos mais duradouros você pode recorrer às técnicas de unhas de gel ou de fibra de vidro.

Quais são os cuidados que preciso ter com minhas unhas postiças?

Imagem: Photogun/iStock

Independentemente de qual tipo de unha postiça você escolher, é importante mantê-las longe de água quente e produtos químicos. Por isso, use luvas de borracha ao lavar louça ou roupa e ao fazer faxina em casa. Também evite bater as unhas em superfícies e tome cuidado ao manusear objetos nos quais as unhas podem se enganchar, como latinhas de bebida e fechos de bolsa.

Unhas postiças podem dar alergia?

Sim. As alergias e irritações na pele são mais comuns nos alongamentos de longa duração, que usam diferentes produtos químicos no processo. Porém, também é possível ser alérgico aos componentes da cola ou do adesivo utilizado. Em caso de incômodo, retire imediatamente as unhas. Pessoas com com qualquer doença nas unhas também não devem usar unhas postiças.

Publicidade

Usar unhas postiças pode prejudicar as unhas naturais?

Sim, o uso frequente e aplicação incorreta podem deixar as unhas fracas e com irregularidades. Por isso, o ideal é deixar as unhas naturais “respirarem” por pelo menos um dia entre as aplicações e nunca forçar as unhas postiças por debaixo das cutículas ao colar.

Como tirar unha postiça?

Atualmente, existem produtos específicos para isso, mas também é possível remover as unhas postiças com cuidado após deixar as mãos de molho em água morna. Limpe o que restar de cola nas unhas com acetona ou com a ajuda de uma lixa polidora.

Guia