6 benefícios da música clássica para a saúde

Você sabia que hoje é o Dia Nacional da Música Clássica? Listamos 6 benefícios que o gênero traz para a saúde!

Marina Estevão | 5 de Março de 2021 às 11:00

bizoo_n/iStock -

Você sabia que hoje é o Dia Nacional da Música Clássica? A data é celebrada desde 2006 em homenagem ao aniversário de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros do gênero.

Sabemos que a música é um ótimo auxiliador de atividades físicas no geral, pois ajuda a reduzir a ansiedade e a insônia, mas vai além disso. Segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Stanford, na Califórnia, ouvir música faz o fluxo de sangue aumentar em diversas áreas do cérebro.

Esse movimento ativa as áreas ligadas à autonomia, cognição e emoção, ao mesmo tempo que outras áreas liberam a dopamina, que aumenta a sensação de prazer e bem-estar.

Quais seriam os benefícios da música clássica para a saúde?

Ouvir música pode proporcionar diversos benefícios para a saúde e bem-estar. (Imagem: Prostock-studio/iStock)

1. Ajuda a absorver conhecimento

Segundo uma pesquisa francesa intitulada Learning and Individual Differences, ouvir música ajuda o cérebro a absorver conhecimento.

Os cientistas descobriram que alunos que ouviram uma palestra com música clássica ao fundo foram capazes de responder mais corretamente um questionário do que um outro grupo que somente ouviu a palestra, sem música clássica.

2. Alivia dores

Fez uma cirurgia e está com dor? Segundo um estudo britânico, ouvir música clássica alivia dores e é um método muito eficaz e seguro. Isso porque as pesquisas mostraram que pessoas que ouvem o gênero com frequência são muito menos propensas a tomarem analgésico para dores.

3. Melhora a produtividade

Um estudo feito pela Universidade de Maryland descobriu que ouvir música clássica torna as atividades repetitivas muito mais agradáveis.

Segundo as pesquisas, um grupo de médicos radiologistas ficou muito mais focado e eficiente após ouvir o gênero.

4. Reduz a pressão arterial

Segundo um estudo feito pela Universidade de Oxford, ouvir música clássica ajuda a manter a saúde do coração, pois reduz a pressão das artérias. O estudo também constatou que, por outro lado, ouvir outros ritmos como rap, pop ou eletrônica aumenta a pressão arterial.

Ouvir música clássica pode ajudá-lo a relaxar e controlar a pressão. (Imagem: demaerre/iStock)

5. Ajuda na qualidade do sono

Se você tem problemas e fica rolando de um lado pro outro pra dormir, os seus problemas acabaram. Segundo uma pesquisa de 2005, ouvir apenas 45 minutos de música clássica antes de ir pra cama é suficiente para melhorar a qualidade do sono.  

6. Aumenta a memória  

De acordo com um estudo italiano, pessoas que ouvem Mozart possuem uma maior habilidade de memorização. Isso acontece porque a música clássica aumenta a atividade cerebral que está ligada diretamente à memória.