Cabelos tingidos: conheça 7 cuidados essenciais

Confira 7 dicas simples para cuidar dos fios após a coloração e manter os cabelos tingidos sedosos e brilhantes.

Iana Faini | 19 de Fevereiro de 2021 às 19:00

IvanMikhaylov/iStock -

Quem não ama uma grande mudança de visual? Com tantas opções de cores de cabelo é até difícil escolher só uma para as madeixas. Porém, infelizmente, a felicidade pode dar lugar à frustração em poucos dias caso os cabelos tingidos não sejam tratados corretamente. Mas não se desespere, é possível manter os fios lindos e saudáveis sem gastar muito no salão de beleza. Confira abaixo algumas dicas!

1. Use um shampoo adequado

Usar um shampoo específico para cabelos tingidos é o ideal. Mas, se preferir, existem outras opções no mercado que também fazem uma limpeza suave e, com isso, não danificam a nova cor dos fios. Fuja dos shampoos antirresíduos ou muito adstringentes!

2. Evite ferramentas de calor

O calor pode danificar os fios já fragilizados. (Imagem: Kristen Prahl/iStock)

Como os fios podem ficar bastante fragilizados após o processo de coloração, é fundamental prevenir mais danos. Então, para manter os cabelos saudáveis e brilhantes, evite usar secador, chapinha ou babyliss com muita frequência.

3. Use protetor térmico/solar

Não se esqueça também de sempre aplicar um protetor térmico nos fios ao usar alguma ferramenta de calor. Além disso, alguns produtos também protegem contra os raios solares, o que é ótimo para evitar que os cabelos tingidos desbotem.

4. Faça hidratações frequentes

O processo de coloração pode deixar os fios ressecados e sem brilho. Por isso, escolha boas máscaras hidratantes e nutritivas e aplique pelo menos uma vez por semana. Outra boa opção é fazer um banho de brilho caseiro.

5. Evite lavar o cabelo com água quente

Quando vemos um fio de cabelo com ajuda de um microscópio, percebemos que ele é coberto de “escamas” chamadas de cutículas. Ao lavar o cabelo com água quente, essas cutículas abrem e podem deixar os pigmentos da coloração saírem junto com nutrientes, deixando o cabelo desbotado e ressecado. A melhor opção, portanto, é sempre lavar o cabelo com água fria ou, no máximo, morna.

6. Não tenha medo de cortar as pontas

Cortar as pontas pode ajudar a manter a beleza. (Imagem: 6okean/iStock)

Muitas mulheres são apegadas ao comprimento dos cabelos, mas cortar as pontas regularmente é ainda mais importante quando os fios foram danificados por algum processo químico como a coloração. Então, não fuja da tesoura e evite que o cabelo fique ralo e com pontas duplas!

7. Use tonalizantes ou máscaras pigmentantes

As colorações ruivas e avermelhadas tendem a desbotar rapidamente e podem ficar com a famigerada aparência de “água de salsicha”. Para resolver o problema, retoque somente a raiz com tintura e aplique tonalizantes ou máscaras pigmentantes no comprimento regularmente.

Esses produtos são capazes de “reviver” a cor dos fios temporariamente, mas, diferentemente das tinturas permanentes, eles não contêm substâncias que danificam tanto o cabelo.