Coisas que você precisa saber sobre a extração do siso

A extração do siso causa temor em muita gente. Saiba mais sobre a cirurgia e confira algumas dicas para o pós-operatório.

Redação | 25 de Fevereiro de 2021 às 16:00

Prostock-Studio/iStock -

Também conhecidos como “dentes do juízo”, os dentes do siso são os últimos molares da arcada dentária permanente a nascer. Eles tendem a surgir entre 17 e 25 anos.

Na maioria dos casos, quando o siso começa a nascer, é preciso realizar a extração do dente, já que raramente há espaço suficiente na boca para que ele cresça em posição normal.

É sempre necessário extrair o siso?

Não, nem sempre a extração do siso é necessária. Há casos em que, apesar de estarem presentes internamente, os dentes do siso não crescem e não alteram a arcada. Outra situação em que a extração não é necessária é quando a arcada ainda tem espaço para comportar o crescimento do dente.

No geral, os motivos para a extração do siso são:

Como é a cirurgia de extração do siso?

Se você está na fila para extrair o siso, pode ficar tranquilo. O procedimento é bastante simples e, na maioria das vezes, é possível extrair todos de uma única vez.

O tempo médio de uma cirurgia de extração de siso é entre 30 e 60 minutos. Contudo, o tempo pode variar bastante dependendo da situação do paciente. Isso porque algumas pessoas podem ter menos espaço na boca, o que dificulta o manuseio das ferramentas, enquanto outras podem ter o siso mais profundo ou, algumas vezes, o dente pode até estar deitado na gengiva, o que exige mais atenção, cuidado e precisão para tirá-lo.

O paciente é anestesiado?

Não é preciso se preocupar: aplica-se, sim, anestesia na região próxima ao nervo do dente a ser removido. Logicamente, trata-se de uma anestesia local, pois é necessário que o paciente permaneça acordado e com a boca aberta.

Cuidados no pós-operatório

Agora que você já sabe mais sobre as circunstâncias e os detalhes do procedimento de extração do siso, vamos para uma parte ainda mais importante: o período pós-operatório. Após a cirurgia é preciso ter alguns cuidados para evitar infecções e desconfortos. Veja algumas dicas preciosas abaixo!

1. Use gelo

Os primeiros dias do pós-operatório são sempre mais complicados e chatos. É normal que o local fique inchado e dolorido. Nesse caso, o gelo é uma ótima solução.

O recomendado é aplicar uma compressa de gelo na região a cada meia hora no primeiro dia. No segundo dia, a compressa morna pode ser mais adequada – vai depender da sua preferência e necessidade.

2. Tome os medicamentos receitados

Provavelmente o seu dentista vai receitar alguma medicação para você lidar melhor com as dores que podem surgir e para impedir que o local da extração infeccione. Porém, esses remédios devem ser tomados de acordo com a recomendação médica. Se você sentir a necessidade de aumentar a dose do remédio, consulte novamente o seu dentista.

3. Evite bebidas alcoólicas

O álcool deve ser evitado durante qualquer recuperação; principalmente se o dentista tiver receitado antibiótico.

4. Não fume

As substâncias tóxicas do cigarro podem penetrar na mucosa de sua boca e na ferida, podendo causar infecções e inflamações.

5. Dê preferência a alimentos líquidos

Durante os primeiros três dias após a extração do siso, a alimentação deve ser exclusivamente líquida para evitar resquícios de alimento e qualquer atrito no local da cirurgia. Se for preciso mastigar algo, tente concentrar a comida nos dentes da frente.

6. Cuide bem da sua higiene bucal

Sua higiene bucal deve ser excelente nesse período de recuperação para evitar que restos de alimentos fiquem presos nos pontos e causem infecção. Porém, tome cuidado e escove de maneira suave para não ferir ainda mais o local.

7. Retorne ao dentista

Se tudo correr bem, é importante retornar ao dentista sete dias após a extração para retirar os pontos e conferir se a cicatrização está boa ou se houve alguma complicação. Se algo ocorrer antes desse período, entre em contato com seu dentista para ele avaliar se é necessária uma consulta ou não.