Como descolorir o cabelo em casa? Veja dicas e cuidados





Com a quarentena, muitas pessoas têm se arriscado a descolorir o cabelo em casa sem auxílio profissional. Os riscos são grandes, mas nós preparamos uma série de dicas que vão te ajudar a mudar o cabelo em casa

Leia também: Tipos de cabelo cacheado: descubra qual é o seu!

Pré- descoloração: o que fazer?

Publicidade

É muito importante conhecer seu fio antes de realizar um processo de descoloração. A descoloração nada mais é do que a descamação da pigmentação do fio e com isso, pode haver perda de vitaminas capilares. 

Antes de descolorir é preciso estar com o cabelo hidratado e nutrido. Então, se você segue o cronograma capilar é muito provável que seu cabelo esteja pronto para ser descolorido. Se você não segue, dá uma olhadinha no nosso post sobre cronograma capilar, ele vai te ajudar a conhecer a técnica. 

É importante lembrar que o pó descolorante não reage bem a outros produtos químicos. Se você faz algum tipo de alisamento permanente, o ideal é buscar a ajuda de um profissional. 

Para evitar problemas, faça uma boa hidratação e, também, uma umectação com óleos vegetais, antes de iniciar a descoloração. Feito isso, é hora do teste de mecha. Selecione uma mecha do seu cabelo, preferencialmente no meio, onde, caso dê errado, você conseguiria esconder. Prepare o produto e aplique apenas nessa mecha pelo tempo indicado pelo fabricante. 

Nesse momento você descobrirá se seu cabelo aguenta o produto. Deu tudo certo? É hora de descolorir! Se algo deu errado, busque um profissional e não realize esse procedimento em casa. 

(Imagem: simonapilolla/iStock)

É hora de descolorir: passo a passo

Para começar a descoloração separe os produtos necessários, um pincel de cabelo e um pote para misturar o produto e siga o passo a passo: 

Passo 1: Misture o pó descolorante e a água oxigenada, na escala de 2 medidas de pó para 1 de água oxigenada.  

Publicidade

Passo 2: Aplique creme de hidratação capilar na pele ao redor do cabelo, para proteger da ação do produto

Passo 3: Separe o cabelo em quatro partes. Em cada parte de cabelo, aplique o produto em pequenas mechas, começando pelas pontas, que demoram mais a descolorir, e indo até bem próximo da raíz. Não aplique na raiz ainda.

Publicidade

Passo 4: Após todas as pontas aplicadas, aplique o produto na raíz do cabelo. Deixe agir e confira a coloração a cada 5 ou 10 minutos. Não deixe ultrapassar 30 ou 40 minutos.

Passo 5: Após o tempo, lave bem o cabelo com água gelada corrente e shampoo para tirar todo o produto. Aproveite para fazer uma hidratação. É recomendado o uso de um matizador após a descoloração, para evitar manchas.

Guia