Como fazer o cabelo crescer rápido e saudável?

Você não vê a hora de ter o cabelo longo, mas ele está demorando para crescer? Veja nossas dicas para o crescimento saudável dos seus fios.

Letícia Taets | 28 de Fevereiro de 2021 às 20:00

fizkes/iStock -

Quer ter um cabelão, mas acha que os seus fios estão demorando para crescer? Saiba que é possível fazer com que eles cresçam mais rápido – e, melhor ainda, de forma totalmente saudável. Confira as nossas dicas a seguir:

Dicas para acelerar o crescimento do cabelo

1. Tenha uma boa alimentação

Não é possível controlar todos fatores que afetam o crescimento do cabelo. No entanto, existem coisas que podemos evitar que podem causar crescimento prejudicado e aumento da queda.

Se alimentar mal, tendo uma dieta restritiva, por exemplo, pode diminuir consideravelmente a quantidade de recursos e nutrientes necessários para o crescimento do cabelo.

2. Experimente produtos com cafeína

Todos nós sabemos que a cafeína é ótima para dar aquele up de energia, mas ela também pode ter efeitos no crescimento capilar.

A cafeína pode ajudar a promover o crescimento de novos cabelos nos níveis molecular, celular e orgânico, tanto em homens quanto em mulheres.

(Imagem: IgorBukhlin/iStock)

3. Teste óleos essenciais

Os óleos essenciais não apenas cheiram bem, como também podem ajudar a promover o crescimento do cabelo. O óleo de rícino, por exemplo, é usado até para sobrancelhas e cílios, por suas propriedades.

4. Dê um tempo do secador

O calor de equipamentos como secadores de cabelo, pranchas e babyliss pode danificar seu cabelo e causar quebras. Embora evitar estes aparelhos por completo possa não ser uma opção, você pode tentar limitar a frequência de uso dessas ferramentas.

Diminuir a temperatura ao usar também pode ajudar a reduzir os danos ao cabelo, como pontas duplas e frizz.

Além disso, usar um produto antitérmico antes de submeter o cabelo ao ar quente pode reduzir significativamente a quebra dos fios.

(Imagem: DeanDrobot/iStock)

5. Faça massagens no couro cabeludo

Uma massagem no couro cabeludo pode ajudar a promover o relaxamento e aliviar o estresse, e também pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos sob a pele.

Isso, por sua vez, pode levar a cabelos mais grossos e fortes, que têm menos probabilidade de se partir ou serem danificados. Você pode receber uma massagem profissional no couro cabeludo ou desfrutar de uma massagem “faça você mesmo” em casa.

6. Evite descolorir o cabelo

Por mais estiloso que seja um cabelo platinado, ir de um tom mais escuro para um loiro claro pode te prejudicar na busca pelo crescimento saudável dos seus fios.

Quando a cutícula do cabelo é danificada pelo descolorante, você fica mais suscetível a ter quebra ou pontas duplas. Quanto menos procedimentos químicos você fizer, melhor seu cabelo crescerá.